CARACTERIZAÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FISSURA PALATINA
Leidiana Peixoto Ribeiro Domingues
Domingues, Leidiana Peixoto Ribeiro
Márcia Regina Fumagalli Marteleto
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
04/11/2020
339-351
21
Objetivo: No presente estudo buscou-se caracterizar as habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com fissura palatina isolada ou associada a síndromes genéticas. Método: Avaliaram-se 10 crianças e adolescentes com idade média de 9,6 anos, sendo 6 do sexo masculino e 4 do feminino. Na caracterização das habilidades cognitivas, utilizou-se a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças terceira edição. Resultados: Os resultados obtidos a partir da aplicação do instrumento indicaram que a amostra apresenta escore médio de 94,5 em QI Verbal, 94,3 de QI Execução e 93,7 QI Total, mostrando nível intelectual na média (90-109). Conclusão: A partir da análise dos dados pode-se concluir que as crianças e adolescentes com fissura palatina isolada ou com síndromes genéticas não apresentaram atrasos no desenvolvimento cognitivo.
Fissura Palatina, Inteligência, Habilidades Cognitivas
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