CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O NUARC/URCA

Code: 201001916
20
10
Título

CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O NUARC/URCA

Autores(as):
  • Elisiane Alves Dias

    DIAS, Elisiane Alves

  • Teresa Monalisa de Souza Gomes

    GOMES, Teresa Monalisa de Souza

  • Matheus Gomes de Matos

    MATOS, Matheus Gomes de

  • Marla Vieira Moreira de Oliveira

    OLIVEIRA, Marla Vieira Moreira de

DOI
10.37885/201001916
Publicado em

08/12/2020

Páginas

98-108

Capítulo

6

Resumo

O presente trabalho se propõe a difusão das atividades e projetos desenvolvidos no Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri – Nuarc/URCA. Trata-se de um espaço promotor de inclusão por meio de ações afirmativas. Partindo do pressuposto da acessibilidade como processo de condição para a inclusão de todos os alunos, sem restrição, o núcleo se propõe a buscar meios que viabilizem aos educandos com deficiência garantir uma educação inclusiva nesta instituição de ensino superior. Assim, buscamos como objetivo: conhecer o núcleo de acessibilidade da URCA; identificar quais ações o Nuarc desenvolve com o intuito de promover a inclusão; ressaltar a importância dos atendimentos ofertados no núcleo para a comunidade acadêmica. Utilizamos como abordagem metodológica qualitativa na forma de estudo de caso, em particular, as ações desenvolvidas no Nuarc. Como suporte teórico recorremos aos autores: Lacerda; Freitas (2014), Almeida, Oliveira (2012); Martins, Leite e Lacerda (2015); Leitão (2014) dentre outras fontes. Sabendo-se a importância da inclusão foi possível por meio dessa pesquisa perceber a contribuição de atividades e projetos para na vida acadêmica de alunos com deficiência que almejam interagir com os demais estudantes e receber materiais adaptados que atendam suas necessidades. Dessa forma podemos ter consciência que estas ações contribuem para o desenvolvimento dos educandos dentro da instituição.

Palavras-chave

Inclusão. Acessibilidade. Nuarc. Projetos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.