CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O NUARC/URCA
Elisiane Alves Dias
DIAS, Elisiane Alves
Teresa Monalisa de Souza Gomes
GOMES, Teresa Monalisa de Souza
Matheus Gomes de Matos
MATOS, Matheus Gomes de
Marla Vieira Moreira de Oliveira
OLIVEIRA, Marla Vieira Moreira de
08/12/2020
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O presente trabalho se propõe a difusão das atividades e projetos desenvolvidos no Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri – Nuarc/URCA. Trata-se de um espaço promotor de inclusão por meio de ações afirmativas. Partindo do pressuposto da acessibilidade como processo de condição para a inclusão de todos os alunos, sem restrição, o núcleo se propõe a buscar meios que viabilizem aos educandos com deficiência garantir uma educação inclusiva nesta instituição de ensino superior. Assim, buscamos como objetivo: conhecer o núcleo de acessibilidade da URCA; identificar quais ações o Nuarc desenvolve com o intuito de promover a inclusão; ressaltar a importância dos atendimentos ofertados no núcleo para a comunidade acadêmica. Utilizamos como abordagem metodológica qualitativa na forma de estudo de caso, em particular, as ações desenvolvidas no Nuarc. Como suporte teórico recorremos aos autores: Lacerda; Freitas (2014), Almeida, Oliveira (2012); Martins, Leite e Lacerda (2015); Leitão (2014) dentre outras fontes. Sabendo-se a importância da inclusão foi possível por meio dessa pesquisa perceber a contribuição de atividades e projetos para na vida acadêmica de alunos com deficiência que almejam interagir com os demais estudantes e receber materiais adaptados que atendam suas necessidades. Dessa forma podemos ter consciência que estas ações contribuem para o desenvolvimento dos educandos dentro da instituição.
Inclusão. Acessibilidade. Nuarc. Projetos.
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