CAMINHOS DA INCLUSÃO: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES DAS ÁREAS DURAS

Code: 221010494
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Título

CAMINHOS DA INCLUSÃO: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES DAS ÁREAS DURAS

Autores(as):
  • Liara Londero de Souza

    Souza, Liara Londero de

  • Silvia Maria de Oliveira Pavão

    Pavão, Silvia Maria de Oliveira

DOI
10.37885/221010494
Publicado em

29/12/2022

Páginas

569-582

Capítulo

38

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O presente artigo teve por objetivo discutir a importância da formação continuada no Ensino Superior, no que tange a inserção de alunos com necessidades especiais. O estudo, com abordagem qualitativa, buscou compreender a relação entre a ausência da formação continuada docente e o impacto para a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência em cursos das áreas das geociências de uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES, no interior do Rio Grande do Sul. A fim de salientar a importância da formação continuada, foi apresentada, no artigo, uma proposta bem-sucedida executada pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. Com o tema aqui apresentado, pretende-se contribuir para que os docentes do Ensino Superior, percebam a formação continuada como uma realidade permanente de sua prática e que a Universidade, enquanto sistema, revise métodos avaliativos, pois, se tratando especificamente de alunos com alguma deficiência, tais métodos não condizem com sua realidade. Concluiu-se que pouco tem sido feito ao que se refere a formação continuada na perspectiva de inclusão dos alunos com necessidades especiais

Palavras-chave

Inclusão, formação continuada, Ensino Superior.

Autor(a) Correspondente
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