CABEÇAS ACESSÓRIAS DO MÚSCULO BÍCEPS BRAQUIAL: RELATO DE CASO

Code: 220207550
10
8
Título

CABEÇAS ACESSÓRIAS DO MÚSCULO BÍCEPS BRAQUIAL: RELATO DE CASO

Autores(as):
  • José Aderval Aragão

    Aragão, José Aderval

  • João Victor Rocha de Almeida

    Almeida, João Victor Rocha de

  • Rafael Santos Araujo

    Araujo, Rafael Santos

  • Luís Henrique Santos Fortes

    Fortes, Luís Henrique Santos

  • Marcelo Diaz Nascimento

    Nascimento, Marcelo Diaz

  • Gladson Gomes de Souza

    Souza, Gladson Gomes de

  • Francisco Prado Reis

    Reis, Francisco Prado

DOI
10.37885/220207550
Publicado em

31/03/2022

Páginas

95-102

Capítulo

9

Publicado no livro

VARIAÇÕES ANATÔMICAS

Resumo

A literatura admite a possibilidade de que o bíceps braquial seja o músculo onde ocorra frequentemente mais variações no seu número de cabeças. Em uma dissecação, no laboratório de anatomia, foram encontradas duas cabeças acessórias no músculo bíceps braquial esquerdo de um feto do sexo feminino de 34 semanas de idade. Um cabeça acessória medial tinha origem no processo coracóide da escápula e outra lateral que se originava do tendão do músculo peitoral maior. Ambas as cabeças acessórias, juntamente com as cabeças longa e curta do bíceps braquial, se inseriam distalmente por um tendão único na tuberosidade do rádio. Correlações clínicas e cirúrgicas foram discutidas admitindo que esse tipo de variação anatômica do bíceps braquial seja importante não apenas para anatomistas, mas também para clínicos e, em especial, para cirurgiões plásticos em cirurgias de retalho.

Palavras-chave

Anatomia, Variação Anatômica, Anomalia Musculoesquelética, Compressão do Nervo Mediano, Retalhos Cirúrgicos, Bíceps braquial.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.