CABEÇA CLAVICULAR EXTRANUMERÁRIA DO MÚSCULO ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO: RELATO DE CASO

Code: 220107532
9
10
Título

CABEÇA CLAVICULAR EXTRANUMERÁRIA DO MÚSCULO ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO: RELATO DE CASO

Autores(as):
  • José Aderval Aragão

    Aragão, José Aderval

  • Lilian Leandro de Oliveira Santos

    Santos, Lilian Leandro de Oliveira

  • Euda Sérvulo Santos Silva

    Silva, Euda Sérvulo Santos

  • Felipe De Jesus Gois

    Gois, Felipe de Jesus

  • Iapunira Catarina Sant’anna Aragão

    Aragão, Iapunira Catarina Sant’anna

  • Felipe Matheus Sant’anna Aragão

    Aragão, Felipe Matheus Sant’anna

  • Francisco Prado Reis

    Reis, Francisco Prado

DOI
10.37885/220107532
Publicado em

31/03/2022

Páginas

79-86

Capítulo

7

Publicado no livro

VARIAÇÕES ANATÔMICAS

Resumo

Variações anatômicas nas origens, nas inserções e no número de cabeças do músculo esternocleidomastóideo (ECM) são comumente relatadas na literatura. O objetivo desse trabalho foi relatar o achado, em um cadáver masculino adulto de um ECM com uma cabeça clavicular extranumerária.A cabeça clavicular extranumerária tinha origem na porção anterior do terço médio da clavícula e possuía formato triangular, o que causou um estreitamento da fossa supraclavicular menor e uma redução na distância entre os músculos ECM e trapézio. A cabeça clavicular normal possuía origem na margem superior do terço medial da clavícula e se entrelaçava com as fibras musculares da cabeça esternal. A cabeça esternal se originava normalmente na porção anterossuperior do manúbrio do esterno. O estudo anatômico dessa musculatura pode ser de fundamental importância, a fim de auxiliar médicos no diagnóstico de lesões e na realização de procedimentos invasivos na região do pescoço.

Palavras-chave

Esternocleidomastóideo, Variação anatômica, Músculos do pescoço, Músculos esqueléticos, Cabeça extranumerária, Nervos periféricos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.