BULLYING E A FILOSOFIA CLÍNICA: HISTORICIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

Code: 220910125
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Título

BULLYING E A FILOSOFIA CLÍNICA: HISTORICIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores(as):
  • Carla Silbene Oliveira De Paula Schneiders

    SCHNEIDERS, Carla Silbene Oliveira de Paula.

  • Raquel Martins Fernandes

    FERNANDES, Raquel Martins.

DOI
10.37885/220910125
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1933-1946

Capítulo

133

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Objetivo: estabelecer ações de intervenção por meio de submodos Filosófico-Clínicos aplicados individualmente a sete estudantes participantes da pesquisa sobre bullying no ensino médio. Métodos: A natureza desta pesquisa é qualitativa com aplicação de questionários e entrevistas, o método de compreensão dos dados é o fenomenológico com a fundamentação teórica em Ortega Y Gasset (1983) e a Filosofia Clínica de Packter (1997). Resultados: Observou-se a manifestação do bullying entre os estudantes do Ensino Médio e como eles reagem no espaço de uma Escola Estadual. Foi possível compreender como as Estruturas de Pensamento de alguns dos estudantes que sofreram e/ou praticam bullying conseguem se reestruturar existencialmente. Conclusão: A Filosofia Clínica abarca métodos com alteridade e humanismo que não se restringe ao âmbito do consultório; ao utilizar as ferramentas filosófica-clínica na escola, como intervenção pedagógica, proporciona-se aos integrantes da comunidade escolar um estreitamento de vínculos através da interseção entre os pares viabilizando novas ações em coletividade que superam as práticas de bullying.

Palavras-chave

Ensino, Bullying, Filosofia Clínica, Historicidade, Humanização.

Autor(a) Correspondente
Licença

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