BULLET JOURNAL DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS SUPERIORES DA SAÚDE: DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS AOS CONCEITOS MÁXIMOS EM INDICADORES DO IACG/MEC

Code: 221110790
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Título

BULLET JOURNAL DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS SUPERIORES DA SAÚDE: DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS AOS CONCEITOS MÁXIMOS EM INDICADORES DO IACG/MEC

Autor(a):
  • Denise Da Vinha Ricieri

    Ricieri, Denise Da Vinha

DOI
10.37885/221110790
Publicado em

29/12/2022

Páginas

11-28

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Rastreamento da repercussão de uma ferramenta didática específica sobre o processo de aprendizagem e sua reverberação sobre conceitos máximos no indicador de metodologia do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG, Inep/MEC, 2017). Métodos: Foram estudados os resultados da aplicação de uma estratégia para organização da aprendizagem, planejada a partir de pressupostos andragógicos e da teoria da aprendizagem significativa, visando a clara formação de competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como do seu impacto sobre conceitos de qualidade usando os parâmetros do indicador de Metodologia do IACG. A ferramenta, chamada Bullet Journal Didático (BuJo Didático), teve seu uso sistematizado nos planos de aula de unidade curricular com recorrente queixa de dificuldades de aprendizagem, na voz dos estudantes. Resultados: O uso do BuJo Didático desenvolveu nos estudantes novas formas de lidar com o processo de aprendizagem por meio da vivência da expressão orientado dos formatos não-verbais. Conclusão: Resultados e discussão mostram que todos os fatores explorados no estudo convergiram para corroborar a relevância do BuJo Didático sob os diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem e que a utilização sistematizada faz dessa ferramenta uma solução simples, criativa, ágil e flexível, que seguramente contempla a pontuação máxima no indicador de metodologia do IACG.

Palavras-chave

Ensino superior, Aprendizagem, IACG, Metodologia, Andragogia.

Autor(a) Correspondente
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