BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA ENQUANTO LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: QUAIS OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DESSE ESPAÇO ACADÊMICO?

Code: 210404103
25
3
Título

BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA ENQUANTO LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: QUAIS OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DESSE ESPAÇO ACADÊMICO?

Autores(as):
  • Frankson Santiago Reis

    Reis, Frankson Santiago

  • Patrícia do Socorro Chaves de Araújo

    Araújo, Patrícia do Socorro Chaves de

  • Tadeu João Ribeiro Baptista

    Baptista, Tadeu João Ribeiro

DOI
10.37885/210404103
Publicado em

01/07/2021

Páginas

145-156

Capítulo

9

Resumo

Objetivo: este estudo buscou compreender quais são as contribuições da brinquedoteca universitária como espaço de formação de professores. Para tanto, questiona-se sobre qual é a percepção dos alunos dos cursos de Licenciatura da Estácio-FCAT a respeito da brinquedoteca, para a formação docente. Métodos: os procedimentos metodológicos da investigação caracterizam-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório. Para coleta dos dados foi usado um questionário, aplicado a 46 alunos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia, História e Ciências Biológicas da Faculdade Estácio-FCAT. Resultados: os resultados encontrados foram analisados segundo o método interpretativo da análise de conteúdo. Conclusão: a fala dos sujeitos revelou disparidades no que diz respeito à percepção do espaço da Brinquedoteca Universitária enquanto espaço de formação de professores, pois, para parte dos sujeitos, ela não contribuiu em sua formação acadêmica.

Palavras-chave

Brinquedoteca universitária, Formação de professores, Práticas pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.