BRINQUEDOTECA, UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL: TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 221211283
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Título

BRINQUEDOTECA, UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL: TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Débora Maian Serpa

    SERPA, D. M.

  • Moema Helena De Albuquerque

    ALBUQUERQUE, M. H.

DOI
10.37885/221211283
Publicado em

29/12/2022

Páginas

748-756

Capítulo

52

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

Este projeto de extensão (PROEXT 2014) tem como proposta central a possibilidade de um trabalho interdisciplinar que considera o jogo, o brinquedo e a brincadeira enquanto elementos possibilitadores de apropriação e ressignificação dos contextos de realidades vividos pelas crianças, sobretudo a construção de novos conhecimentos. Compreende-se a atividade lúdica especificamente o jogo e a brincadeira enquanto uma atividade social, humana inserida em um determinado contexto sociocultural do qual a criança recria a realidade utilizando sistemas simbólicos próprios. Sendo, portanto, uma atividade criadora que, para além de uma atividade psicológica caracteriza-se como uma atividade cultural, para tanto buscou-se as contribuições de Vygostky, Brougére, Kishimoto e outros autores brasileiros que tem se debruçado sobre o tema em questão. A implantação da brinquedoteca no IFC – Campus Camboriú, além de atender a uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, visa à articulação do ensino, pesquisa e extensão. Tem-se no ensino o enriquecimento no processo de formação inicial dos alunos tanto do ensino médio, quanto no ensino superior, especialmente aos alunos do curso de Pedagogia. Na pesquisa vislumbra-se a Brinquedoteca como um laboratório de jogos, brinquedos e brincadeiras profícuo para o desenvolvimento de projetos de pesquisas em todas as áreas de conhecimento. E na extensão através do atendimento as crianças de educação infantil e escolas da região da AMFRI, assim como atividades de formação continuada com os professores que atuam na educação básica e o atendimento no horário da aula ou em horários alternativos aos alunos do IFC. O projeto tem como metodologia, estratégias de integração das diversas áreas de conhecimentos que constituem os cursos oferecidos pelo campus, bem como a realização de oficinas pedagógicas periódicas que tem como objetivo a discussão e o aprofundamento teórico sobre o brincar.

Palavras-chave

Brinquedoteca, Crianças, Currículo e formação de professores.

Autor(a) Correspondente
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