BRINCADEIRAS QUE ENSINAM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: AS VISITAS DA COBRA BOIÚNA

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Título

BRINCADEIRAS QUE ENSINAM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: AS VISITAS DA COBRA BOIÚNA

Autores(as):
  • Nubia Pereira Brito Oliveira

  • Neila Barbosa Osório

  • Luiz Sinésio Silva Neto Silva Neto

  • Marlon Santos De Oliveira Marlon Santos De Oliveira

  • Luciene Ferreira Alves Poerschke

  • Jussara Martins Amorim

  • Lilian Patricia Mourão Veras

  • Cleide De Moura Nunes Nunes

  • Carla Kalinca Mourão Verás

  • Elisabete Antonia Pereira Carneiro

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240215755
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    122-133

    Capítulo

    6

    Resumo

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil é um documento que estabelece as diretrizes, competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelas crianças nas instituições de ensino no Brasil. Em caminhos de implantação desta norma, o Centro Municipal de Educação João e Maria, na cidade de Palmas, estado do Tocantins, promove uma atividade com um boneco gigante que representa a cobra Boiúna. O trabalho em pauta objetiva descrever e compreender como a personagem do folclore amazônico interage com crianças e pessoas idosas em práticas educativas, promove os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças, e fortalece a Educação intergeracional com a troca de saberes com pessoas idosas da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins. Na metodologia, os pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins utilizam métodos qualitativos de estudo de caso, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas que visam reunir e analisar a aplicação do projeto localmente. Os resultados descrevem uma atuação intergeracional com crianças e pessoas idosas que alcança recomendações da BNCC replicável para outros espaços educativos em que educadores enriquecem a experiência de cuidar e educar crianças, por meio de brincadeiras e interações, no contexto do folclore amazônico. Conclui-se que a produção é relevante ao compartilhar compreensões de experiências de brincadeiras que ensinam com a exploração do ambiente, expressão artística, entre outros aspectos do desenvolvimento humano.

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    Palavras-chave

    Educação intergeracional; Educação ao longo da vida; Práticas Educativas; Educação Infantil.

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