BOOKTUBE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS (NOVOS) MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Code: 230513064
Downloads
11
Views
188
Compartilhe
Título

BOOKTUBE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS (NOVOS) MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores(as):
  • Renata Lopes

  • Camila Machado

  • Cleudene Aragão

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230513064
    Publicado em

    30/07/2023

    Páginas

    59-75

    Capítulo

    4

    Resumo

    Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores desse presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré-leitura, leitura e pós-leitura e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Multiletramento, Booktube, Língua Espanhola.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar