BOOKTUBE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS (NOVOS) MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
BOOKTUBE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS (NOVOS) MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Renata Lopes
Camila Machado
Cleudene Aragão
30/07/2023
59-75
4
Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores desse presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré-leitura, leitura e pós-leitura e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada
Ler mais...Multiletramento, Booktube, Língua Espanhola.
ANÁLISE DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.