BNCC, LITERATURA E LETRAMENTO... LITERÁRIO?: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Code: 230111771
49
0
Título

BNCC, LITERATURA E LETRAMENTO... LITERÁRIO?: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autor(a):
  • Helton Marques

    Marques, Helton

DOI
10.37885/230111771
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1704-1718

Capítulo

119

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A literatura, compreendida como forma de conhecimento e de expressão artística que se constitui por meio da palavra, representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas, como, por exemplo, História, Filosofia, Sociologia, dentre outras. Esse potencial da arte literária revela seu alcance além da área em que está inserida na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, “Linguagens e suas Tecnologias”, uma vez que a literatura proporciona exercícios interessantes e produtivos de interdisciplinaridade em sala de aula. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste trabalho é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica direcionada ao levantamento de perspectivas críticas sobre a situação da literatura na contemporaneidade e sobre a prática de Letramento Literário como possibilidade de trabalho com a literatura na escola. Para tanto, serão consideradas de grande importância para esta análise reflexões de alguns dos principais estudiosos da área, dentre os quais se destacam, por exemplo, Regina Zilberman, que busca definir a importância d’O papel da literatura na escola; Leyla Perrone-Moisés, que reflete criticamente sobre as Mutações da literatura no século XXI; Rildo Cosson, com sua proposta de ensino de literatura na perspectiva do Letramento Literário; e Jacques Derrida, com sua visão desconstrutivista sobre Essa estranha instituição chamada literatura. A partir de algumas reflexões dessa natureza, este artigo apresentará como conclusão mais relevante a ausência de embasamento teórico-metodológico específico para o ensino de literatura na BNCC e considerará, portanto, a perspectiva do Letramento Literário como proposta de ensino mais adequada na contemporaneidade.

Palavras-chave

Ensino de Literatura, Letramento Literário, BNCC.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.