BIOGRAFIA MATEMÁTICA E LINHA DO NUMERAMENTO: DUAS PROPOSTAS DO PNAIC-UFPEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Code: 210303624
Downloads
10
Views
125
Compartilhe
Título

BIOGRAFIA MATEMÁTICA E LINHA DO NUMERAMENTO: DUAS PROPOSTAS DO PNAIC-UFPEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores(as):
  • Antonio Mauricio Medeiros Alves

  • Alexandra Alves Brandt

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303624
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    127-142

    Capítulo

    8

    Resumo

    A formação continuada de professores é uma necessidade real, indicada em diversos documentos legais e objeto de estudo de diferentes trabalhos acadêmicos. Um grupo de profissionais que tem buscado preencher as lacunas da formação inicial, são os professores que ensinam matemática nos anos iniciais, sujeitos normalmente com formação generalista, em que a matemática se configura como “mais uma” matéria de ensino, disputando espaço e carga horária nos projetos pedagógicos de curso, em geral de Pedagogia. Nessa senda, a formação matemática do professor dos anos iniciais foi tema de um grande projeto nacional de formação continuada para professores alfabetizadores: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Esse programa, financiado pelo governo federal brasileiro, teve por objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas e, no ano de 2014 teve como foco das formações o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza duas atividades realizadas nessa formação, desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas: Biografia Matemática e Linha do Numeramento.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    PNAIC, Formação Continuada, Biografia Matemática, Linha do Numeramento, Anos Iniciais.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar