BIOGRAFIA MATEMÁTICA E LINHA DO NUMERAMENTO: DUAS PROPOSTAS DO PNAIC-UFPEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
BIOGRAFIA MATEMÁTICA E LINHA DO NUMERAMENTO: DUAS PROPOSTAS DO PNAIC-UFPEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Antonio Mauricio Medeiros Alves
Alexandra Alves Brandt
02/06/2021
127-142
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A formação continuada de professores é uma necessidade real, indicada em diversos documentos legais e objeto de estudo de diferentes trabalhos acadêmicos. Um grupo de profissionais que tem buscado preencher as lacunas da formação inicial, são os professores que ensinam matemática nos anos iniciais, sujeitos normalmente com formação generalista, em que a matemática se configura como “mais uma” matéria de ensino, disputando espaço e carga horária nos projetos pedagógicos de curso, em geral de Pedagogia. Nessa senda, a formação matemática do professor dos anos iniciais foi tema de um grande projeto nacional de formação continuada para professores alfabetizadores: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Esse programa, financiado pelo governo federal brasileiro, teve por objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas e, no ano de 2014 teve como foco das formações o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza duas atividades realizadas nessa formação, desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas: Biografia Matemática e Linha do Numeramento.
Ler mais...PNAIC, Formação Continuada, Biografia Matemática, Linha do Numeramento, Anos Iniciais.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
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