BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS EM BUSCA DE ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA: QUEBRA DE BARREIRAS (IN) VISÍVEIS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS DE COLEÇÕES NO BRASIL E EM PORTUGAL
Isabel Cristina dos Diniz
Diniz, Isabel Cristina dos
Ana Margarida Almeida
Almeida, Ana Margarida
Cássia Cordeiro Furtado
Furtado, Cássia Cordeiro
18/11/2020
310-324
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A pesquisa objetivou analisar as barreiras (in) visíveis contidas nos regulamentos, normas e políticas de formação e desenvolvimento de coleções acessíveis das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. Como método de estudo, elegeu-se uma abordagem de investigação descritiva de levantamento de dados Survey, mediante a utilização de um questionário. Os resultados apontam que: o regulamento da biblioteca não prevê que os produtos/serviços disponibilizados ofereçam condições de acesso e uso à informação para o estudante com deficiência; a política de formação e desenvolvimento de coleções não é consoante à legislação vigente, não faz estimativa de aquisição gradual dos conteúdos básicos do acervo em formatos alternativos; dentre outros.
Inclusão. Acessibilidade Programática. Biblioteca Universitária. Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Coleções Acessíveis
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