BENEFÍCIOS ALCANÇADOS COM A APLICAÇÃO DA SHANTALA A BEBÊS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Elisiane Krupniski de Souza
Souza, Elisiane Krupniski de
Indianara Felisbino
Felisbino, Indianara
Tharcila Pazinatto da Veiga
Veiga, Tharcila Pazinatto da
Mônica Fernandes dos Santos
Santos, Mônica Fernandes dos
Palmira Donda Soares
Soares, Palmira Donda
Ana Paula Micos
Micos, Ana Paula
Arlete Ana Motter
Motter, Arlete Ana
06/11/2020
106-117
7
O objetivo do estudo foi relatar os benefícios alcançados por meio do toque terapêutico proporcionado pela técnica de massagem Shantala aplicada a bebês de um Centro de Educação Infantil Público. Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo, desenvolvido de julho a dezembro de 2010, em Matinhos/PR. Participaram 9 bebês com idade média de 1 ano e 4 meses (6 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) os quais receberam em média 14 intervenções com a técnica de massagem Shantala (aplicada 2 vezes/semana), realizada sempre pela mesma acadêmica, participante do projeto. As intervenções foram precedidas de 3 semanas de familiarização. Cada criança foi avaliada antes a após as intervenções. Os principais resultados observados foram: melhora no desenvolvimento motor, calma, relaxamento, melhora do sono. Conclui-se que a massagem Shantala trás vários benefícios que proporcionam bem estar geral e favorecem o desenvolvimento físico, mental e emocional dos bebês.
bebês, desenvolvimento motor normal, saúde infantil, massagem;
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.