BACIAS HIDROGRÁFICAS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS: MÚLTIPLOS ESPAÇOS DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS PARA A ECOEDUCAÇÃO COLETIVA E GESTÃO AMBIENTAL

Code: 230111865
8
0
Título

BACIAS HIDROGRÁFICAS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS: MÚLTIPLOS ESPAÇOS DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS PARA A ECOEDUCAÇÃO COLETIVA E GESTÃO AMBIENTAL

Autor(a):
  • Eva Faustino Da Fonseca De Moura Barbosa

    BARBOSA, E. F. F. M

DOI
10.37885/230111865
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1172-1189

Capítulo

85

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O objetivo é relatar a experiência de prática pedagógica de Educação Ambiental vivenciada em nove escolas de Educação Básica de Campo Grande, relacionada às Bacias Hidrográficas da cidade. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2020 e envolveu 400 estudantes e dez professores de Geografia. Por meio de metodologia participativa de Educação Ambiental, com o tema “Águas de Campo Grande”, buscaram-se estratégias de ações que estimulassem a análise crítica da relação dos estudantes com o espaço construído e a apropriação dos recursos naturais existentes. Os resultados apontam uma visão dicotomizada do ideário de Educação Ambiental, pois os estudantes não se percebem parte integrante do lugar vivido, tendo em vista que seus ideários ambientais não refletem seus atos. Assim, entende-se que as bacias hidrográficas da cidade de Campo Grande devem permear as práticas educativas em sala de aula, mediante diálogo e atividades ecoeducativas que favoreçam a construção ética do indivíduo no processo de gestão ambiental.

Palavras-chave

Bacia hidrográfica, Educação Ambiental, Gestão ambiental, Percepção, Educação básica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.