BABYMATEMATICANDO: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 201202473
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Título

BABYMATEMATICANDO: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Graciela Nunes Duarte

    Duarte, Graciela Nunes

  • Tânia Adriana De Godoy Duarte

    Duarte, Tânia Adriana de Godoy

  • Daniela Tomio

    Tomio, Daniela

DOI
10.37885/201202473
Publicado em

04/02/2021

Páginas

631-642

Capítulo

41

Resumo

Socializamos o projeto Babymatematicando, desenvolvido no Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II, localizado na cidade de Brusque- SC, com bebês/crianças bem pequenas de 12 a 18 meses (Berçário II). Com o projeto, objetivamos organizar tempos e espaços a fim de promover experiências para os bebês ampliarem seus repertórios culturais e fazerem descobertas, explorando materiais didáticos, que lhes promovam aprendizagens matemáticas e o desenvolvimento do pensamento lógico. Para alcançar este objetivo, inicialmente a equipe participou de formação continuada em serviço, planejou o projeto, considerando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os direitos de aprendizagem, previstos na BNCC, em uma proposta cuja intencionalidade educativa foi propiciar aos bebês um ambiente favorável às suas descobertas, em que lhes incentivamos a observação, à manipulação de objetos, os quais eles puderam agrupar, organizar, classificar de acordo com atributos diversos, interagindo com seus pares e adultos. Nesse processo buscamos contribuir com ações para o desenvolvimento do pensamento lógico e o refinamento de suas capacidades de associação e resolução de problemas, enquanto brincavam e se divertiam. As nossas observações e o diálogo com familiares permitem-nos afirmar que as crianças bem pequenas constroem hipóteses de resolução de situações-problemas por meio da exploração do mundo e de tentativas, desenvolvendo conceitos matemáticos que ampliam e aprimoram seus modos de relacionarem consigo, com os outros (crianças e adultos), com e no seu mundo. O projeto também permitiu o desenvolvimento de saberes docentes, bem como visibilidade das práticas educativas experienciadas com as crianças bem pequenas em Feiras de Matemática.

Palavras-chave

Bebês; Matemática; Interações; Brincadeiras; Materiais didáticos.

Autor(a) Correspondente
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