AZEITE DE OLIVA: MERCADO E INSERÇÃO DE MARCAS GAÚCHAS NA CIDADE DE SANTA MARIA, RS

Code: 230713823
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Título

AZEITE DE OLIVA: MERCADO E INSERÇÃO DE MARCAS GAÚCHAS NA CIDADE DE SANTA MARIA, RS

Autores(as):
  • Silvia Cristina Ferreira Iop

    IOP, S.C.F.

  • Ivo Elesbão

    ELESBÃO, I.

DOI
10.37885/230713823
Publicado em

30/10/2023

Páginas

65-81

Capítulo

5

Resumo

O mercado de azeite de oliva é importante para a economia mundial envolvendo uma cadeia produtiva tradicional nos países do mediterrâneo. O interesse pela pesquisa contemplando azeite de oliva se dá pela importância do Brasil no comércio internacional de azeite bem como pela recente inserção do país como produtor. O Brasil é um dos maiores importadores de azeite de oliva a nível mundial e o consumo nacional tem crescido nos últimos anos. Portugal, Espanha e Itália estão entre os principais exportadores de azeite para o Brasil que tem a olivicultura como atividade comercial há pouco mais de uma década. O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, disponibilizando no mercado interno em torno de 93 diferentes marcas comerciais. Neste capítulo são apresentadas uma revisão bibliográfica contextualizando a produção de azeite, consumo e também resultados de uma pesquisa de mercado na cidade de Santa Maria, RS (rótulos, marcas, país de origem e preços). Azeites portugueses, espanhóis, italianos e gaúchos foram os mais encontrados. Em relação aos preços médios, os azeites mais baratos são os argentinos e os mais caros os gaúchos.

Palavras-chave

Azeite, oliva, olivicultura, mercado, azeite gaúcho, qualidade.

Autor(a) Correspondente
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