AVALIAÇÃO:UM DESAFIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO-REVISÃO DE LITERATURA

Code: 200700782
0
3
Título

AVALIAÇÃO:UM DESAFIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO-REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Leydiane da Conceição Gomes Ferreira Martins

    Martins, Leydiane da Conceição Gomes Ferreira

  • Luana Frigulha Guisso Luana Frigulha

    Guisso

DOI
10.37885/200700782
Publicado em

10/09/2020

Páginas

492-500

Capítulo

37

Resumo

RESUMOObjetivo: Revisar na literatura científica diferentes concepções à novas formas de mensuração e classificação de resultados, com práticas avaliativas voltadas ao desenvolvimento do educando e às suas inúmeras capacidades e habilidades, em que as dificuldades sejam consideradas como início de um processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Apresentar estudo de cunho bibliográfico, de como a avaliação da aprendizagem é vivenciada no contexto escolar, propondo nova concepção de avaliação da mesma. Utilizou￾se livros e materiais como base teórica para responder tais indagações. Resultados: Mostrar que o ato de avaliar é indispensável ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente, considerando que a avaliação tende a subsidiar a construção desse processo. Nota-se a necessidade de entender e discutir mais sobre a avaliação da aprendizagem no contexto escolar, por professores e alunos, sobre a definição de conceitos,teoricamente, fundamentados. Considerações finais: O conceito de avaliação da aprendizagem, emboraindefinido, apresenta interpretações que divergem da real função dela no processo de ensino-aprendizagem. Muitos professores, alunos e profissionais de educação ainda não compreendem o real significado da avaliação, atribuindo a ela valor punitivo, de ameaça, voltado exclusivamente para uma classificação, semdebater mais, e, assim, contribuir de fato para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Avaliação, Ensino-aprendizagem, Práticas avaliativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.