AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA TROCA DE MOTORES INDUSTRIAIS PELA ANÁLISE DO CARREGAMENTO E MÉTODO DA ECONOMIA LÍQUIDA EM UMA INDÚSTRIA SALINEIRA

Code: 230212236
2
0
Título

AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA TROCA DE MOTORES INDUSTRIAIS PELA ANÁLISE DO CARREGAMENTO E MÉTODO DA ECONOMIA LÍQUIDA EM UMA INDÚSTRIA SALINEIRA

Autor(a):
  • Kelly Cristina Dantas Lima

    Dantas Lima, Kelly Cristina

DOI
10.37885/230212236
Publicado em

26/05/2023

Páginas

43-56

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: O trabalho apresenta uma avaliação técnico-econômica no parque de motores de uma indústria salineira na região da cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, maior produtor de sal marinho do país. Métodos: Na avaliação são apresentadas as trocas de motores em operação por motores de alto rendimento (IR3) a partir de uma avaliação técnica, analisando o consumo energético, mas tendo como informação importante para a tomada de decisão a melhor relação custo-benefício ou rentabilidade durante toda a vida útil dos motores. Resultados: Devemos destacar que apenas a troca de apenas dois dos quatro maiores motores elétricos subdimensionados geram rentabilidades em torno de R$ 40.000,00 durante a vida útil do novo motor, onde o investimento para aquisição destes dois motores gira em torno de R$20.000,00, i.e., economias líquidas durante a vida útil do motor são o dobro do investimento necessário. Conclusão: Comprovando que a troca por motores de maior potência mesmo gerando bons resultados de desempenho não se apresentam sendo viáveis no contexto econômico.

Palavras-chave

Motor de indução trifásico, rendimento, taxa de escalada de energia elétrica, custo do ciclo de vida e relação custo-benefício/rentabilidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.