AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DA FERRAMENTA EDILIM
Juliana Pereira De Deus Muzy
Muzy, Juliana Pereira de Deus
Luciano Topolniak
Topolniak, Luciano
Andrey Alencar Quadros
Quadros, Andrey Alencar
Silvana De Fátima Dos Santos
Santos, Silvana de Fátima dos
02/07/2022
694-711
49
Este artigo apresenta como temática a avaliação pedagógica da ferramenta digital Edilim. O propósito principal foi avaliar a ferramenta Edilim, bem como, analisar as contribuições desta ferramenta no processo ensino aprendizagem na educação infantil. Para tal feito foi realizada uma análise do software fazendo-se uso da metodologia Goal/Question/Metric (GQM) que é utilizada para análise de softwares educacionais. Tal ferramenta propicia aos alunos, no caso, às crianças da educação infantil vivências e aprendizados de forma lúdica e interativa através de jogos educativos e softwares educacionais como forma de potencializar a aprendizagem. Nesse processo, a escola exerce um papel fundamental que é promover a aprendizagem de forma significativa e atrativa. O professor exerce o papel de mediador do processo que promove o desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse contexto a utilização da ferramenta Edilim pode auxiliar no cotidiano escolar como uma inovação da prática pedagógica do professor. A metodologia desse trabalho consiste em uma análise do software Edilim através do Goal/Question/Metric (GQM) adaptada por Simões (2018) com uma revisão bibliográfica. Propõe-se verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com inserção da ferramenta digital Edilim no processo de ensino aprendizagem das crianças da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos.
Ferramenta digital, Aprendizagem, Desenvolvimento, Educação infantil.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.