AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DA FERRAMENTA EDILIM

Code: 220508861
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Título

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DA FERRAMENTA EDILIM

Autores(as):
  • Juliana Pereira De Deus Muzy

    Muzy, Juliana Pereira de Deus

  • Luciano Topolniak

    Topolniak, Luciano

  • Andrey Alencar Quadros

    Quadros, Andrey Alencar

  • Silvana De Fátima Dos Santos

    Santos, Silvana de Fátima dos

DOI
10.37885/220508861
Publicado em

02/07/2022

Páginas

694-711

Capítulo

49

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Este artigo apresenta como temática a avaliação pedagógica da ferramenta digital Edilim. O propósito principal foi avaliar a ferramenta Edilim, bem como, analisar as contribuições desta ferramenta no processo ensino aprendizagem na educação infantil. Para tal feito foi realizada uma análise do software fazendo-se uso da metodologia Goal/Question/Metric (GQM) que é utilizada para análise de softwares educacionais. Tal ferramenta propicia aos alunos, no caso, às crianças da educação infantil vivências e aprendizados de forma lúdica e interativa através de jogos educativos e softwares educacionais como forma de potencializar a aprendizagem. Nesse processo, a escola exerce um papel fundamental que é promover a aprendizagem de forma significativa e atrativa. O professor exerce o papel de mediador do processo que promove o desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse contexto a utilização da ferramenta Edilim pode auxiliar no cotidiano escolar como uma inovação da prática pedagógica do professor. A metodologia desse trabalho consiste em uma análise do software Edilim através do Goal/Question/Metric (GQM) adaptada por Simões (2018) com uma revisão bibliográfica. Propõe-se verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com inserção da ferramenta digital Edilim no processo de ensino aprendizagem das crianças da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos.

Palavras-chave

Ferramenta digital, Aprendizagem, Desenvolvimento, Educação infantil.

Autor(a) Correspondente
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