AVALIAÇÃO MOTORA DE PRÉ-ESCOLARES DA UMEI MARIA SOLEDAD DE LIMA E SILVA

Code: 230513162
3
0
Título

AVALIAÇÃO MOTORA DE PRÉ-ESCOLARES DA UMEI MARIA SOLEDAD DE LIMA E SILVA

Autores(as):
  • Raquel Silva

    Silva, Raquel

  • Cristian Azevedo

    Azevedo,Cristian

  • Gilmar Da Silva Grosso Junior

    Grosso Junior, Gilmar

  • Myrian Abecassis Faber

    Faber, Myrian

DOI
10.37885/230513162
Publicado em

30/06/2023

Páginas

84-94

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: Este trabalho visa reproduzir, na Creche UMEI-Maria Soledad de Lima e Silva, no município de Iranduba parte da pesquisa de campo intitulada “Avaliação do Desenvolvimento Motor na fase motora Rudimentar e na fase motora Fundamental”, aprovado pelo CEP- UEA- Manaus, sob o CAAE: 70280917.1.0000.5016 e Parecer:2.280.207 e visa avaliar o desenvolvimento motor de15 crianças, alunas do1º período com idades entre 4 e 5 anos (fase motora fundamental). Metodologia: Utilizaram-se os testes de escala de desenvolvimento motor (EDM) Rosa Neto (2002) para avaliar as seis variáveis: Motricidade fina (óculo-manual), motricidade global (coordenação), equilíbrio (postura estática), esquema corporal (imitação de postura, rapidez), organização espacial (percepção do espaço), organização temporal (linguagem, estruturas temporais) e lateralidade (mãos, olhos e pés). Resultados: Das 15 crianças, 11 (73,33%) meninas e 4 (26,67%) meninos, avaliados pela EDM, 5 (33,33%) crianças 3 (60%) meninas e 2 (40%) meninos) apresentaram defasagem motora nos testes de Organização Temporal e de Motricidade Fina, e obtiveram classificação de seus QMG (quociente motor global) Normal Baixo e lateralidade cruzada. As outras 10 (66,66%) crianças, 8 (80%) meninas e 2 (20%) meninos) apresentaram QMG, Normal Médio e todas essas crianças são destras completas. Conclusões: A análise do Desenvolvimento Motor permitiu identificar crianças com problemas motores, que podem levá-las ao risco de apresentar dificuldades de aprendizagem, caso não haja uma intervenção que normalize as variáveis defasadas.

Palavras-chave

Desenvolvimento Motor, Pré-escolares, Problemas motores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.