AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA DO MÚSCULO GASTROCNÊMIO LESADO POR CRIOLESÃO E SUPLEMENTADO COM COMPOSTO CONTENDO NUCLEOTÍDEOS.

Code: 230713677
3
0
Título

AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA DO MÚSCULO GASTROCNÊMIO LESADO POR CRIOLESÃO E SUPLEMENTADO COM COMPOSTO CONTENDO NUCLEOTÍDEOS.

Autores(as):
  • Claudia Kiyomi Minazaki

    Minazaki, AK

  • Carlos Eduardo Divino Petermann

    Petermann, CED

  • Maria Carolina Basso Sacilotto

    Sacilotto, MCB

  • Luciana Maria Hollanda

    Hollanda. LM

  • Carlos Alberto Silva

    Silva, Carlos Alberto

DOI
10.37885/230713677
Publicado em

01/09/2023

Páginas

17-26

Capítulo

2

Resumo

OBJETIVO: Avaliar dentro de parâmetros morfológicos se a suplementação com composto contendo nucleotídeos pode promover modificações nas respostas geradas pela criolesão. MÉTODOS: Foram utilizados ratos Wistar (180-200g), divididos em grupos (n=4) denominados de Controle (C), Controle suplementado (CT), Criolesão (CR) e Criolesão suplementado (CRT). A suplementação foi realizada pela administração pela via orogástrica de 4 mg/dia durante 7 dias de um composto contendo 15% de Nucleotídeos da marca Sponser® (Nucleocell – Fit & Well). Para criolesão utilizou-se anestesia e aplicação de uma barra metálica de 1cm x 0,5cm resfriada em nitrogênio líquido por 30 segundos no ventre do músculo gastrocnêmio, em duas sessões de 10s. Na avaliação histológica utilizou-se cortes seriados e coloração com hematoxilina/eosina seguido das medidas das áreas de secção transversa das fibras com o uso do software Image Pro-plus. Na análise estatística foi utilizado ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). RESULTADOS: Foi observado que o grupo controle suplementado não apresentou diferença na AST das fibras, por outro lado, houve grande redução na AST no grupo submetido a criolesão, evento que foi minimizado na presença do CN onde as fibras estavam significativamente maiores se comparado ao grupo não tratado. CONCLUSÃO: Os resultados indicam efeito protetor do suplemento dentro do perfil morfométrico das fibras musculares submetidas a criolesão, sendo sugestivo que pode ser uma ferramenta coadjuvante na prevenção dos eventos deflagrados pela lesão muscular.

Palavras-chave

Nucleotídeos, Lesão muscular, Ratos, Morfometria.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.