AVALIAÇÃO DO USO DE SIMULAÇÃO ACÚSTICA PARA ADEQUAÇÃO DE UMA SALA MULTIUSO DE ENSINO E PRÁTICA MUSICAL
Pollyanna Rodrigues Lima
LIMA, POLLYANNA RODRIGUES
Erasmo Felipe Vergara
VERGARA, ERASMO F.
Diana Carla Rodrigues Lima
LIMA, DIANA CARLA RODRIGUES
01/08/2022
38-48
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EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR - VOLUME 2
Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é verificar a contribuição da simulação computacional acústica na adaptação de uma sala de aula multiuso existente para o ensino e prática musical. Métodos: O método adotado se baseia na simulação acústica de uma sala multiuso. Ele se divide nas seguintes etapas: caracterização do objeto de estudo, levantamento de dados, simulação computacional e simulação computacional de modelos com alternativas. A simulação foi realizada com o programa computacional Odeon e foi feita para um modelo semelhante ao existente e para modelos com alternativas para adequação acústica da sala para o uso. Resultados e discussões: A simulação computacional possibilitou criar um modelo computacional para a sala, fiel ao real, flexível a testes de diferentes combinações de modelos adaptados da sala. Além disso, a simulação computacional do modelo existente mostrou que os parâmetros acústicos não estavam adequados ao uso atual da sala, de ensino e prática musical. Novos modelos foram simulados até resultar em um modelo com alternativas que resultaram em parâmetros acústicos mais próximos aos desejados para o uso. Conclusão: Conclui-se que o uso da simulação acústica para a adequação da sala multiuso é uma ferramenta útil, uma vez que possibilita propor adaptações à sala modelada para diferentes realidades e ocupações.
Conforto acústico, Simulação computacional, Prática musical, Adequação acústica.
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