AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA-PA
Hellem Dayane Dos Santos Pinheiro
Pinheiro, Hellem Dayane dos Santos
Roberta Carvalho Gomes
Gomes, Roberta Carvalho
Rafael Magalhães De Aragão
Aragão, Rafael Magalhães de
Carla Kelen De Andrade Moraes
Moraes, Carla Kelen de Andrade
Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior
Melo Júnior, Luiz Cláudio Moreira
Ana Karlla Magalhães Nogueira
Nogueira, Ana Karlla Magalhães
10/10/2023
327-348
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Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na agricultura familiar do município de Capanema, Pará. Métodos: Foram utilizados levantamentos bibliográfico e documental como principais fontes de pesquisa, partindo da análise de livros, artigos, teses e sites de órgãos governamentais. Foram aplicados ainda entrevistas e questionários junto a agricultores familiares participantes do PNAE no município de Capanema. Resultados: Constatou-se que, após a inserção no PNAE, os agricultores obtiveram aumento de renda, evidenciando satisfação com o programa. Como gargalos, foram identificados: a falta de conhecimento dos agricultores acerca dos custos de produção, deficiência na avaliação e controle da rentabilidade e eficiência de produção. Conclusão: Concluiu-se que o PNAE é uma política pública que gerou mudanças no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Capanema. Além disso, os agricultores se mostraram satisfeitos quanto à participação no programa devido a melhoria de renda.
políticas públicas, agricultura familiar, desenvolvimento rural, renda familiar.
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