AVALIAÇÃO DO IMPACTO SONORO ATRAVÉS DE MAPAS ACÚSTICOS APÓS IMPLANTAÇÃO DE DOIS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS

Code: 210303735
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Título

AVALIAÇÃO DO IMPACTO SONORO ATRAVÉS DE MAPAS ACÚSTICOS APÓS IMPLANTAÇÃO DE DOIS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS

Autores(as):
  • José Victor Pereira Santos Veríssimo

    Veríssimo, José Victor Pereira Santos

  • Pedro de Freitas Góis

    Góis, Pedro de Freitas

  • Otávio Joaquim da Silva Júnior

    Silva Júnior, Otávio Joaquim da

  • Ênio Góis Remígio

    Remígio, Ênio Góis

  • Marconi Mendonça

    Mendonça, Marconi

  • Ângelo Just da Costa e Silva

    Silva, Ângelo Just da Costa e

DOI
10.37885/210303735
Publicado em

28/04/2021

Páginas

131-143

Capítulo

7

Resumo

A urbanização das cidades é um fator que colabora para o aumento dos níveis de pressão sonora. Nesse ínterim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto sonoro através de mapas acústicos após implantação de dois empreendimentos residenciais localizados em Aracaju-SE e Barra dos Coqueiros-SE. Para isso, fez-se uso de medições em campo de níveis de pressão sonora e contagem do volume de tráfego veicular com um intervalo de 3 anos, além das correspondentes simulações computacionais no software CadnaA para a geração dos mapas acústicos. Como resultado, verificou-se que a implantação do empreendimento localizado no bairro de Luzia, Aracaju-SE, região de natureza urbanística elevada, pouco impactou no seu entorno em relação ao aumento de 93% no fluxo de veículos na Av. Dulce Diniz e ao aumento de 2dBA no nível de pressão sonora correspondente, já que foi constatado um fluxo de acesso ao empreendimento de 40 veículos/hora, bem inferior ao fluxo de 480 veículos/hora registrado na referida avenida. No entanto, a implantação do empreendimento localizado no bairro Conjunto Prisco Viana, Barra dos Coqueiros-SE, região pouco urbanizada, muito impactou no seu entorno em relação ao aumento de 233% no fluxo de veículos da Rua João Vital e ao aumento de 5dBA no nível de pressão sonora correspondente, já que todo fluxo registrado na referida rua foi de veículos originados ou destinados ao empreendimento. Fica demonstrado, então, que empreendimentos residenciais implantados em regiões pouco urbanizadas representam um impacto sonoro no seu entorno maior que de empreendimentos residenciais implantados em regiões muito urbanizadas.

Palavras-chave

Impacto Sonoro, Mapa Acústico, Simulação Computacional

Autor(a) Correspondente
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