AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO INTERESSE POR HIDROMEL: UMA PESQUISA DE MERCADO COM CONSUMIDORES DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Code: 211006410
29
3
Título

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO INTERESSE POR HIDROMEL: UMA PESQUISA DE MERCADO COM CONSUMIDORES DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores(as):
  • Keli Cristina dos Santos

    Santos, Keli Cristina dos

  • Giliani Veloso Sartori

    Sartori, Giliani Veloso

  • Ana Carolina Moura de Sena Aquino

    Aquino, Ana Carolina Moura de Sena

DOI
10.37885/211006410
Publicado em

29/12/2021

Páginas

83-92

Capítulo

7

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar um questionário on-line com consumidores da região Sul do Brasil para obter informações quanto ao conhecimento, aceitabilidade, interesse de compra e valor agregado do hidromel. Foram contabilizadas 483 respostas, sendo que destas, 473 eram de participantes naturais e/ou residentes da região Sul do Brasil. Observou-se que o conhecimento sobre a bebida ainda é limitado, pois 41,5% dos participantes (n=422) disseram apenas já ter ouvido falar da bebida, mas nunca a consumiram, no entanto 96,9% destes disseram ter interesse em conhecer o produto. Das pessoas que já conheciam e provaram hidromel, 92,3% disseram gostar da bebida, dos quais 77,7% consumiram hidroméis nacionais, 21,5% nacionais e importados e 0,8% apenas importados. No entanto, 58,6% dos participantes afirmaram não lembrar das marcas consumidas e 90,8% disseram considerar pouca a oferta e a variedade de hidromel no mercado. Quando questionados (n=130) sobre a sua bebida alcoólica favorita, 46,2% e 37,7% manifestaram preferência, respectivamente, por cervejas e vinhos, e apenas 8,5% indicaram hidromel. Sobre os fatores que limitam o consumo de hidromel, foi identificado o impacto de aspectos mercadológicos (disponibilidade e preço) e de aspectos sensoriais (preferência por outras bebidas alcoólicas e aspectos sensoriais). A maioria dos participantes (70%) estaria disposta a pagar até R$50,00 por uma garrafa de hidromel de 750 mL. Conclui-se que os dados obtidos nesta pesquisa podem contribuir com a comunidade científica, fornecendo dados relevantes para o desenvolvimento de hidroméis, além de vislumbrar oportunidades para apicultores e empresários da região.

Palavras-chave

Bebida Fermentada, Melomel, Pesquisa com Consumidores, Aspectos Mercadológicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.