AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO INTERESSE POR HIDROMEL: UMA PESQUISA DE MERCADO COM CONSUMIDORES DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Keli Cristina dos Santos
Santos, Keli Cristina dos
Giliani Veloso Sartori
Sartori, Giliani Veloso
Ana Carolina Moura de Sena Aquino
Aquino, Ana Carolina Moura de Sena
29/12/2021
83-92
7
O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar um questionário on-line com consumidores da região Sul do Brasil para obter informações quanto ao conhecimento, aceitabilidade, interesse de compra e valor agregado do hidromel. Foram contabilizadas 483 respostas, sendo que destas, 473 eram de participantes naturais e/ou residentes da região Sul do Brasil. Observou-se que o conhecimento sobre a bebida ainda é limitado, pois 41,5% dos participantes (n=422) disseram apenas já ter ouvido falar da bebida, mas nunca a consumiram, no entanto 96,9% destes disseram ter interesse em conhecer o produto. Das pessoas que já conheciam e provaram hidromel, 92,3% disseram gostar da bebida, dos quais 77,7% consumiram hidroméis nacionais, 21,5% nacionais e importados e 0,8% apenas importados. No entanto, 58,6% dos participantes afirmaram não lembrar das marcas consumidas e 90,8% disseram considerar pouca a oferta e a variedade de hidromel no mercado. Quando questionados (n=130) sobre a sua bebida alcoólica favorita, 46,2% e 37,7% manifestaram preferência, respectivamente, por cervejas e vinhos, e apenas 8,5% indicaram hidromel. Sobre os fatores que limitam o consumo de hidromel, foi identificado o impacto de aspectos mercadológicos (disponibilidade e preço) e de aspectos sensoriais (preferência por outras bebidas alcoólicas e aspectos sensoriais). A maioria dos participantes (70%) estaria disposta a pagar até R$50,00 por uma garrafa de hidromel de 750 mL. Conclui-se que os dados obtidos nesta pesquisa podem contribuir com a comunidade científica, fornecendo dados relevantes para o desenvolvimento de hidroméis, além de vislumbrar oportunidades para apicultores e empresários da região.
Bebida Fermentada, Melomel, Pesquisa com Consumidores, Aspectos Mercadológicos.
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