AVALIAÇÃO DE SOFTWARE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA EDUCANDOS COM AUTISMO

Code: 201102096
27
8
Título

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA EDUCANDOS COM AUTISMO

Autores(as):
  • Wesley B. Thereza

    Thereza, Wesley B.

  • Uilliam P. Oliveira

    Oliveira, Uilliam P.

  • Darley D. de Almeida

    Almeida, Darley D. de

  • Elton R. F. de Rezende

    Rezende, Elton R. F. de

  • Paula L. S. Lima

    Lima, Paula L. S.

  • Áurea V. P. da Silva

    Silva, Áurea V. P. da

  • André F. Pereira

    Pereira, André F.

DOI
10.37885/201102096
Publicado em

18/12/2020

Páginas

23-43

Capítulo

2

Resumo

Este trabalho procurou entender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas técnicas de intervenção, verificamos se as abordagens de avaliação de softwares educacionais existentes na literatura permitem avaliar um produto para alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE) e se podem ser usadas pelos profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem. Após um mapeamento sistemático, exploração e análise de 13 abordagens, atentando-se nos critérios pedagógicos, de interface e de software, recomendou-se a adaptação de uma das abordagens, para torná-la mais inclusiva, de fácil acesso e entendimento para os profissionais da educação.

Palavras-chave

Autismo, Software Educacional; Educação Especial; Avaliação de Software.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.