AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS PERSPECTIVADA NAS TESES E DISSERTAÇÕES

Code: 201001898
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Título

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS PERSPECTIVADA NAS TESES E DISSERTAÇÕES

Autores(as):
  • Gisele Sotta Ziliotto

    Ziliotto, Gisele Sotta

  • Maria Lourdes Gisi

    Gisi, Maria Lourdes

DOI
10.37885/201001898
Publicado em

08/12/2020

Páginas

60-77

Capítulo

4

Resumo

O texto objetiva apresentar o olhar das dissertações e teses que abordam a avaliação de políticas educacionais inclusivas em relação a área da surdez, delimitando o período de 2008 a 2019. Trata-se do mapeamento tomando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com intenção de perspectivar as pesquisas já realizadas sobre a temática, após a implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, proposta pelo Ministério da Educação - MEC - em 2008, dada as modificações advindas pela perspectiva mundial de inclusão escolar, na qual valoriza o direito do acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial no ensino comum (BRASIL, 2008). O mapeamento realizado revelou que as pautas apresentadas pelos pesquisadores apontam preocupação com a implementação das políticas inclusivas, gerando lacunas concernentes ao funcionamento precário do atendimento educacional especializado (AEE), a falta de estrutura física adaptada e da oferta de recursos de acessibilidade aos alunos, além de enfatizar a questão da qualidade de ensino bilíngue ofertado aos estudantes surdos, a formação inicial e continuada de professores bilíngues, intérpretes e profissionais surdos em todos os níveis e etapas educacionais. Face aos resultados obtidos, desvela-se a necessidade permanente da avaliação da implementação e aprimoramento das políticas educacionais inclusivas.

Palavras-chave

Avaliação de Políticas Educacionais; Educação de Surdos.

Autor(a) Correspondente
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