AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Code: 230111654
44
0
Título

AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores(as):
  • Ismael Holanda Do Vale

    Vale, Ismael Holanda Do

  • Ágda Freire Queiroz Braz

    Braz, Ágda Freire Queiroz

  • Brenda Karynne Moreira Sousa

    Sousa, Brenda Karynne Moreira

  • Larissa Bruno Gomes

    Gomes, Larissa Bruno

  • Amanda Beatriz Nunes Oliveira

    Oliveira, Amanda Beatriz Nunes

  • Jaqueline da Anunciação

    Anunciação, Jaqueline da

DOI
10.37885/230111654
Publicado em

31/01/2023

Páginas

55-68

Capítulo

4

Resumo

A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, é um desafio para os professores. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação, auxiliam no raciocínio e facilitam o aprendizado de conceitos. Foram aplicados em uma turma com 38 alunos do 3° Ano do ensino médio da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, em Petrolina-PE, os jogos foram elaborados de forma manual, utilizando materiais de baixo custo e acessíveis. “Pistas Orgânicas’’, tem como finalidade testar as habilidades dos alunos. É composto por uma roleta dividida em 5 partes, cada uma dessas com um conteúdo da química orgânica, o aluno gira a roleta e responde uma questão específica. O “Dominó químico”, é um dominó adaptado as funções orgânicas; O Jogo pares orgânicos teve como objetivo, fazer associações entre as funções oxigenadas e os grupos funcionais e compostos; O Cruzadinha Química, é um jogo, onde os alunos são desafiados com perguntas de cada assunto da química orgânica. A execução desta pesquisa, deu-se a partir de aulas ministradas com intervalos periódicos para aplicação dos jogos. Foi perceptível que a partir da utilização, é gerado a motivação que favorece a participação dos estudantes, possibilitando que aconteça uma competição divertida, auxiliando assim na aprendizagem. Os jogos didáticos têm um papel relevante, sendo necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica lúdica que torne a aprendizagem expressiva e simplificada por parte do professor.

Palavras-chave

Ludicidade, Jogos didáticos, Ensino de Química.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.