AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Ismael Holanda Do Vale
Vale, Ismael Holanda Do
Ágda Freire Queiroz Braz
Braz, Ágda Freire Queiroz
Brenda Karynne Moreira Sousa
Sousa, Brenda Karynne Moreira
Larissa Bruno Gomes
Gomes, Larissa Bruno
Amanda Beatriz Nunes Oliveira
Oliveira, Amanda Beatriz Nunes
Jaqueline da Anunciação
Anunciação, Jaqueline da
31/01/2023
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A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, é um desafio para os professores. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação, auxiliam no raciocínio e facilitam o aprendizado de conceitos. Foram aplicados em uma turma com 38 alunos do 3° Ano do ensino médio da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, em Petrolina-PE, os jogos foram elaborados de forma manual, utilizando materiais de baixo custo e acessíveis. “Pistas Orgânicas’’, tem como finalidade testar as habilidades dos alunos. É composto por uma roleta dividida em 5 partes, cada uma dessas com um conteúdo da química orgânica, o aluno gira a roleta e responde uma questão específica. O “Dominó químico”, é um dominó adaptado as funções orgânicas; O Jogo pares orgânicos teve como objetivo, fazer associações entre as funções oxigenadas e os grupos funcionais e compostos; O Cruzadinha Química, é um jogo, onde os alunos são desafiados com perguntas de cada assunto da química orgânica. A execução desta pesquisa, deu-se a partir de aulas ministradas com intervalos periódicos para aplicação dos jogos. Foi perceptível que a partir da utilização, é gerado a motivação que favorece a participação dos estudantes, possibilitando que aconteça uma competição divertida, auxiliando assim na aprendizagem. Os jogos didáticos têm um papel relevante, sendo necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica lúdica que torne a aprendizagem expressiva e simplificada por parte do professor.
Ludicidade, Jogos didáticos, Ensino de Química.
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