AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NA REDUÇÃO DE FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (MANSO) BENTH. E HOOK.) E SABIÁ (MIMOSA CAESALPINIIFOLIA BENTHAM.)

Code: 200801148
Downloads
23
Views
1
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NA REDUÇÃO DE FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (MANSO) BENTH. E HOOK.) E SABIÁ (MIMOSA CAESALPINIIFOLIA BENTHAM.)

Autores(as):
  • Gilvanete da Silva Henrique

  • Maria Jackeline dos Santos

  • Gilvan José Campelo dos Santos

  • Nathany Alves de Andrade

  • Michele Bezerra Leite

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200801148
    Publicado em

    29/10/2020

    Páginas

    174-179

    Capítulo

    13

    Resumo

    Objetivou-se com o presente trabalho avaliar diferentes concentrações de hipoclorito de sódio na redução de fungos associados às sementes de craibeira e sabiá. O experimento foi realizado no Laboratório de Patologia florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande. Foi realizado o teste de sanidade pelo “Blotter test”, a avaliação dos microrganismos foi realizada com auxílio de microscópio estereoscópio e ótico. O teste foi composto por 5 repetições de 20 sementes; foram utilizadas três folhas de papel filtro para cada placa de Petri previamente esterilizadas em autoclave a 120º C por 20 minutos e umedecidas com água estéril. As sementes foram submetidas a 4 tratamentos, T1:100% de água estéril (testemunha); T2: 30% de hipoclorito de sódio e 70% de água estéril; T3: 60% de hipoclorito de sódio e 40% de água estéril; T4: 100% de hipoclorito de sódio. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Foram identificados os fungos: A. niger, A. flavus, A. glaucous, Penicillium sp.; em ambas as espécies estudadas. O hipoclorito de sódio mostrou-se eficiente na inibição de fungos nas sementes estudadas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    patógenos, qualidade sanitária, incidência, espécies nativas

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.