AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

Code: 220910338
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Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

Autores(as):
  • Mônica Yasmin Sarzêda Dos Santos

    Santos, Mônica Yasmin Sarzêda dos

  • Rumão Batista Nunes De Carvalho

    Carvalho, Rumão Batista Nunes de

  • Mailson Fontes De Carvalho

    Carvalho, Mailson Fontes de

DOI
10.37885/220910338
Publicado em

01/10/2022

Páginas

62-78

Capítulo

5

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com objetivo de analisar as produções científicas acerca do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica como estratégia de avaliação de desempenho para melhoria da qualidade dos serviços de saúde. A coleta de dados foi realizada através da busca em duas bases de dados, utilizando os descritores: Atenção Básica, Atenção Primária, Avaliação de Desempenho Profissional e PMAQ-AB. Foram selecionados 20 artigos, publicados entre 2014 e 2018, através de uma leitura completa e verificação da pertinência dos estudos. Nos estudos analisados, foram verificadas as principais mudanças percebidas em relação a estrutura e organização dos serviços de saúde, distribuição das equipes de atenção básica, mudanças no processo de trabalho a partir do PMAQ-AB, as informações disponíveis sobre os indicadores de saúde, bem como o monitoramento e acompanhamento das ações e serviços ofertados a população para a promoção de saúde. Por se tratar de um estratégia do governo federal que exerce influência na melhora da qualidade da assistência e prestação dos serviços, o presente trabalho evidenciou a importância do PMAQ-AB na avaliação do desempenhos das equipes de saúde, contribuindo para o levantamento de pontos positivos sobre a situação de saúde de um determinado local e também dos aspectos negativos, para que assim, as equipes possam trabalhar em cada um deles, com a finalidade de buscar uma melhora contínua na prestação desses serviços aos usuário do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Desempenho Profissional, Estratégia Saúde da Família, Assistência à Saúde, Política de Saúde.

Autor(a) Correspondente
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