AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SITES DE ALEITAMENTO MATERNO: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

Code: 210705236
33
7
Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SITES DE ALEITAMENTO MATERNO: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • André Pereira Neto

    Pereira Neto, André

  • Silvia Braña López

    López, Silvia Braña

  • João Aprígio Almeida

    Almeida, João Aprígio

  • Rafaela Luzia

    Luzia, Rafaela

  • Rodolfo Paolucci

    Paolucci, Rodolfo

  • Leticia Barbosa

    Barbosa, Leticia

  • Joaquim Teixeira Netto

    Netto, Joaquim Teixeira

DOI
10.37885/210705236
Publicado em

31/07/2021

Páginas

74-88

Capítulo

5

Resumo

Introdução: A internet disponibiliza inúmeras formas de acesso, produção e compartilhamento de informação, inclusive de saúde. Mães e mulheres têm recorrido à internet para pesquisar informação, sobretudo visando apoiar sua prática de amamentação. Embora apresente inúmeras vantagens para a saúde materno-infantil, a prevalência do aleitamento materno no Brasil ainda não se encontra em um patamar ideal. Objetivo: Considerando esse cenário, esse artigo descreve e analisa uma avaliação da qualidade da informação em sites de aleitamento materno. Métodos: A partir de uma pesquisa participante, orientada pelo referencial Translação do Conhecimento, 19 sites foram avaliados por profissionais da saúde, especialistas e moradores da comunidade de Manguinhos. Foram utilizados cinco critérios consagrados pela literatura e experiências internacionais, a saber: Técnico, Interatividade, Abrangência, Legibilidade e Acurácia. Resultados: Apenas três dos dezenove sites atingiu 70% de conformidade com os indicadores e critérios estipulados. Conclusão: É necessário observar a qualidade de sites de aleitamento materno.

Palavras-chave

Internet; Estudos de avaliação como assunto; Informação de saúde ao consumidor; Aleitamento materno; Pesquisa participativa baseada na comunidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.