AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM ÁREAS DE EXPOSIÇÃO A POLUENTES URBANOS E INDUSTRIAIS NOS MUNICÍPIOS DE ABAETETUBA E BARCARENA NO ESTADO DO PARÁ.

Code: 210504446
47
9
Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM ÁREAS DE EXPOSIÇÃO A POLUENTES URBANOS E INDUSTRIAIS NOS MUNICÍPIOS DE ABAETETUBA E BARCARENA NO ESTADO DO PARÁ.

Autores(as):
  • Adaelson Campelo Medeiros

    Medeiros, Adaelson Campelo

  • Bruno Santana Carneiro

    Carneiro, Bruno Santana

  • Iris Danielly da Silva Lopes

    Lopes, Iris Danielly da Silva

  • Kelson do Carmo Freitas Faial

    Faial, Kelson do Carmo Freitas

  • Kleber Raimundo Freitas Faial

    Faial, Kleber Raimundo Freitas

  • Ricardo Jorge Amorim de Deus

    Deus, Ricardo Jorge Amorim de

  • Rosivaldo de Alcântara Mendes

    Mendes, Rosivaldo de Alcântara

  • Marcelo de Oliveira Lima

    Lima, Marcelo de Oliveira

  • Pedro Gomes Andrade

    Andrade, Pedro Gomes

  • Raphael Mendonça Guimarães

    Guimarães, Raphael Mendonça

DOI
10.37885/210504446
Publicado em

03/07/2021

Páginas

116-134

Capítulo

7

Resumo

Apesar dos grandes avanços tecnológicos introduzidos nos processos de tratamento das águas de consumo humano, as águas utilizadas para abastecimento tornaram-se um grande problema de saúde pública, principalmente pelo avanço dos processos urbanos e industriais. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das águas consumidas em duas comunidades ribeirinhas no Estado do Pará expostas à poluentes domésticos e industriais. Foram realizadas quatro campanhas de amostragem nas duas comunidades e as variáveis utilizadas para o cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA) foram pH, Sólidos Totais, Cloreto, Fluoreto, Dureza e N-Nitrato. As águas utilizadas para consumo humano na Comunidade Maranhão, onde não há contaminação por poluentes industriais, apresentaram amostras adequadas, com melhora no período seco; já as águas de Vila do Conde, local próximo à atividade industrial, estiveram em ambos os períodos sazonais com qualidade inaceitável para consumo humano. Os principais parâmetros afetados foram o pH e o N-Nitrato, com valores até 25 vezes a referência da legislação brasileira para água de consumo humano. Esses resultados indicaram maior interferência antrópica no entorno da Vila do Conde em Barcarena, necessitando-se de avaliações clínicas por profissionais especializados sobre o estado de saúde desta população, pois a mesma consome essas águas há décadas.

Palavras-chave

Índice. Qualidade das Águas. Água de Consumo Humano. Exposição Ambiental. Saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.