AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO E APRENDIZAGEM MOTORA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Code: 200600560
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Título

AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO E APRENDIZAGEM MOTORA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Autor(a):
  • André Pontes Silva

    Silva, André Pontes

DOI
10.37885/200600560
Publicado em

11/09/2020

Páginas

44-57

Capítulo

4

Resumo

A coordenação do movimento corporal humano, ou, motricidade humana voluntária e reflexa, é entendida como uma relação harmoniosa entre músculos, nervos e sentidos, com a finalidade de gerar ações cinéticas precisas e equilibradas. Este artigo tem como objetivo descrever o Teste de Coordenação Corporal para Crianças KTK. Uma revisão de literatura. Este estudo concentrou-se na investigação de protocolos capazes de avaliar a coordenação motora de crianças; como subsídios foram utilizados artigos científicos ligados às Ciências Biológicas, Ciências da Educação e Ciências da Saúde. Há séculos, o movimento humano e a debilidade motora são objetos de investigação, passando a receber diferentes nomenclaturas ao longo do tempo. Atualmente, é possível acreditar que cerca de 6% das crianças em idades pré-escolar e escolar sofrem com problemas de debilidade motora devido à escassez de avaliação, diagnóstico, estudos, e tratamentos adequados. Capaz de avaliar a coordenação corporal de crianças, o método KTK é composto por quatro tarefas motoras básicas: “equilíbrio em marcha à retaguarda, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataformas.

Palavras-chave

Motricidade. Crescimento e Desenvolvimento Humano. Pedagogia do Movimento Humano. Ciências do Movimento Humano.

Autor(a) Correspondente
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