AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA
Maxwell Gonçalves Araújo
Araújo, Maxwell Gonçalves
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Paulo César de Jesus Cruvinel
Cruvinel, Paulo César de Jesus
Paulo Sebastião Ribeiro
Ribeiro, Paulo Sebastião
30/08/2022
17-27
2
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
Apresentamos uma experiência sobre o processo de avaliação em educação Matemática, vivenciada num curso de licenciatura em Matemática. Representa uma proposta de intervenção relacionada a inserção de tecnologias na educação Matemática, numa metodologia denominada de Investigação Matemática com o GeoGebra, que pode ser resumida em seis etapas: experimentar, conjecturar, formalizar, generalizar, monitorar e avaliar. A ideia principal consiste em desenvolver processos investigativos sobre problemas matemáticos e, no desenrolar da atividade, avaliar o desenvolvimento do aluno. Inicialmente é proposto um problema investigativo como arranque da aula. A partir disso, realizamos com o aluno experimentações utilizando o software GeoGebra que, com a mediação pedagógica do professor, possibilitará suscitar conjecturas a serem formalizadas. Em seguida, para validar ou formalizar as conjecturas, o escolar, juntamente com o professor, deverá procurar argumentos adequados de acordo com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A generalização consiste em investigar se o problema pode ser generalizado, uma característica do pensamento matemático. O processo avaliativo perpassa todo processo desde o princípio, iniciando com um monitoramento de toda atividade, com a finalidade de garantir que todos os escolares participem do processo e possibilite uma aprendizagem mais eficaz. No final, os alunos devem apresentar como atividade avaliativa um projeto de intervenção com a finalidade de percebermos seu nível cognitivo com relação a aprendizagem de conteúdos matemáticos e com relação a proposta metodológica. Como resultados exitosos, temos percebido a adesão de alunos e professores da Instituição, constatados na produção monográfica e artigos publicados por eles.
Avaliação, Aprendizagem, Investigação, Matemática, GeoGebra.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.