AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA

Code: 220508953
6
5
Título

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA

Autores(as):
  • Maxwell Gonçalves Araújo

    Araújo, Maxwell Gonçalves

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz

    Vaz, Duelci Aparecido de Freitas

  • Paulo César de Jesus Cruvinel

    Cruvinel, Paulo César de Jesus

  • Paulo Sebastião Ribeiro

    Ribeiro, Paulo Sebastião

DOI
10.37885/220508953
Publicado em

30/08/2022

Páginas

17-27

Capítulo

2

Resumo

Apresentamos uma experiência sobre o processo de avaliação em educação Matemática, vivenciada num curso de licenciatura em Matemática. Representa uma proposta de intervenção relacionada a inserção de tecnologias na educação Matemática, numa metodologia denominada de Investigação Matemática com o GeoGebra, que pode ser resumida em seis etapas: experimentar, conjecturar, formalizar, generalizar, monitorar e avaliar. A ideia principal consiste em desenvolver processos investigativos sobre problemas matemáticos e, no desenrolar da atividade, avaliar o desenvolvimento do aluno. Inicialmente é proposto um problema investigativo como arranque da aula. A partir disso, realizamos com o aluno experimentações utilizando o software GeoGebra que, com a mediação pedagógica do professor, possibilitará suscitar conjecturas a serem formalizadas. Em seguida, para validar ou formalizar as conjecturas, o escolar, juntamente com o professor, deverá procurar argumentos adequados de acordo com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A generalização consiste em investigar se o problema pode ser generalizado, uma característica do pensamento matemático. O processo avaliativo perpassa todo processo desde o princípio, iniciando com um monitoramento de toda atividade, com a finalidade de garantir que todos os escolares participem do processo e possibilite uma aprendizagem mais eficaz. No final, os alunos devem apresentar como atividade avaliativa um projeto de intervenção com a finalidade de percebermos seu nível cognitivo com relação a aprendizagem de conteúdos matemáticos e com relação a proposta metodológica. Como resultados exitosos, temos percebido a adesão de alunos e professores da Instituição, constatados na produção monográfica e artigos publicados por eles.

Palavras-chave

Avaliação, Aprendizagem, Investigação, Matemática, GeoGebra.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.