AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA E FISÍCO-QUÍMICA E ESTUDO DO PERFIL QUÍMICO DA EUGENIA DYSENTERICA

Code: 210504545
43
10
Título

AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA E FISÍCO-QUÍMICA E ESTUDO DO PERFIL QUÍMICO DA EUGENIA DYSENTERICA

Autores(as):
  • Pâmela Rocha da Silva

    Silva, Pâmela Rocha da

  • Henrique de Oliveira Prata Mendonça

    Mendonça, Henrique de Oliveira Prata

  • Laiza Andrade Nogueira

    Nogueira, Laiza Andrade

  • Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula

    Paula, Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de

  • Mayara Neves Santos Guedes

    Guedes, Mayara Neves Santos

  • Rodinei Augusti

    Augusti, Rodinei

  • Raquel Linhares Bello de Araújo

    Araújo, Raquel Linhares Bello de

  • Mauro Ramalho Silva

    Silva, Mauro Ramalho

  • Luisa Del Carmen Barrett Reina

    Reina, Luisa Del Carmen Barrett

  • Júlio Onésio Ferreira Melo

    Melo, Júlio Onésio Ferreira

DOI
10.37885/210504545
Publicado em

01/07/2021

Páginas

366-388

Capítulo

23

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e físico-químicas de frutos de três progênies de cagateiras em três diferentes municípios pertencentes ao bioma cerrado, e avaliar a composição química de cagaitas. Método: Foram medidos o diâmetro transversal e longitudinal (cm), número de semente por fruto, pH, sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Os compostos voláteis foram extraídos usando o método de microextração em fase sólida no modo headspace (HS-SPME), sendo identificados por cromatografia gasosa acoplado a espectrometria de massas (GC-MS). Usou 0,5g da amostra em 8 mL de solvente, para avaliar o perfil químico dos extratos nos modos de ionização ambiente por paper spray. Resultado: Foram identificados 19 compostos voláreis e, respectivamente, 6 e 14 compostos nos modos positivo e negativo. Conclusão: Os frutos originados do município de Paraopeba apresentaram as maiores médias em relação ao peso e aos diâmetros, em relação aos originados das matrizes de cagaiteira pertencentes aos municípios de Prudente de Morais e Caetanópolis, evidenciando serem os mais promissores para futuros melhoramentos genéticos na espécie.

Palavras-chave

Cagaita, Microextração em fase sólida, Compostos orgânicos voláteis, Ionização ambiente por paper spray, Compostos fenólicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.