AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA

Code: 200700672
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Título

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA

Autores(as):
  • Miguel Takao Yamawaki Murata

    Murata, Miguel Takao Yamawaki

  • Roberta Alves Macedo

    Macedo, Roberta Alves

  • Maíra Ferro de Sousa Touso

    Touso, Maíra Ferro de Sousa

  • Willian Cesar Pena Soares da Silva

    Silva, Willian Cesar Pena Soares da

  • Humberto Tavares de Carvalho Júnior

    Carvalho Júnior, Humberto Tavares de

DOI
10.37885/200700672
Publicado em

10/09/2020

Páginas

368-378

Capítulo

27

Resumo

Objetivo: Comparar dados antropométricos, hábitos alimentares e frequência de esportes em crianças deuma rede pública e particular de ensino. Métodos: Participaram do estudo 80 crianças, com faixa etária de 7a 10 anos, na qual 35 estavam na escola pública e 45 em uma escola particular. Foram coletados os dadosantropométricos peso, altura e calculado o índice de massa corporal. Posteriormente, foi aplicado umquestionário em cada participante sobre a qualidade de seus hábitos alimentares e prática de esportes. Foiutilizado o teste t de Student para comparação de dois grupos independentes; e, nos dados em que estiveramenvolvidos mais que dois grupos, foi realizada a Análise de Variância de Fisher (ANOVA) com pós-teste deTukey, com nível de significância de 5,0% (α=0,05). Resultados: A proporção de crianças que praticamesportes (p=0,0060*) e a frequência dessa prática (p=0,003*) são maiores nos escolares da escola particular;as crianças das escolas públicas apresentaram maior proporção de refeições frente à televisão (p=0,0026*).Conclusão: Estes achados demonstram características de hábitos de saúde, relevantes para o crescimentoe desenvolvimento da criança, que apresentam diferenças entre as redes de ensino pública e particular,ressaltando que a rede pública deve priorizar mudanças para minimizar possíveis hábitos que comprometerãoa criança pela sua vida.

Palavras-chave

Criança, Desenvolvimento infantil, Antropometria

Autor(a) Correspondente
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