AUTOPERCEPÇÃO COMO ALUNO E SUAS REPERCUSSÕES: EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Deire Lucia de Oliveira
Oliveira, Deire Lucia de
Cleyton Hércules Gontijo
Gontijo, Cleyton Hércules
04/02/2021
222-239
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Este texto relata as repercussões da ‘autopercepção como aluno’ em participantes de um curso de formação continuada docente em matemática. É um recorte de uma dissertação, de cunho qualitativo, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação em sala de aula e análise dos memoriais formativos de dois participantes do curso no Distrito Federal. Metodologicamente, utilizou-se Análise de Conteúdo para compreensão do material coletado. Observou-se, em decorrência de tal autopercepção, que os cursistas não têm a intenção de aplicar, testar e experimentar com seus alunos as atividades propostas, e que as executam para agradar aos seus tutores (professores), visando a aprovação. A escolha por participar desta formação específica também foi influenciada por essa autopercepção, pois visa a certificação e não foi encontrada uma filiação profissional com a proposta ofertada. E ainda, os participantes buscam, por vezes, um roteiro prescritivo com uma maneira para trabalhar os conteúdos matemáticos.
Formação continuada docente. Autopercepção como aluno.
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