AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UMA LINHA DE REVESTIMENTO DE CHAPAS EM UMA INDÚSTRIA DE PANEIS DE MADEIRA: UM ESTUDO DE CASO

Code: 230412808
8
0
Título

AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UMA LINHA DE REVESTIMENTO DE CHAPAS EM UMA INDÚSTRIA DE PANEIS DE MADEIRA: UM ESTUDO DE CASO

Autores(as):
  • Lúcio Rogério Júnior

    Rogério Júnior, Lúcio

  • Guilherme Henrique Alves

    Alves, Guilherme Henrique

  • Antônio Manoel Batista Da Silva

    Silva, Antônio Manoel Batista da

DOI
10.37885/230412808
Publicado em

26/05/2023

Páginas

11-29

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Este trabalho descreve o projeto de automação de um sistema de exaustão integrado à uma linha de revestimento de uma indústria fabricante de chapas de madeira. Métodos: Através de um controlador lógico programável (CLP) foi desenvolvida a lógica de controle para todos os equipamentos, possibilitando a sequência correta de partida e desligamento, intertravamento entre os equipamentos, gerenciamento de falhas e controle de limpeza do filtro de manga. Uma tela de controle foi integrada permitindo a operação em dois modos: manual, através do painel próximo aos equipamentos e automático, para o sistema operar sem intervenções. Diversos alarmes foram adicionados ao supervisório, oferecendo condições de monitorar em tempo real falhas em equipamentos do sistema. Resultados: As melhorias obtidas resultaram em uma economia na manutenção de componentes e na diminuição do consumo de energia elétrica, possibilitando a todos os equipamentos operarem com maior eficiência, contribuindo para a melhoria da operabilidade e segurança do sistema. Conclusão: Através da implementação da automação industrial foi possível reduzir de forma significativa as paradas indesejadas da linha de produção, obtendo-se um ganho no gerenciamento e qualidade da operação, reduzindo custos e aumentando produtividade.

Palavras-chave

Controlador Lógico Programável, Linha de revestimento de chapas, Automação de sistema de exaustão, Sistema Supervisório.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.