AUTOCUIDADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A MEDITAÇÃO COM ESTUDANTES DA UFJ COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR EM SAÚDE

Code: 220809668
21
6
Título

AUTOCUIDADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A MEDITAÇÃO COM ESTUDANTES DA UFJ COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR EM SAÚDE

Autores(as):
  • Luciana Oliveira dos Santos

    Santos, LO

  • Matheus Dias dos Santos

    Santos, MD

  • Denise Silva Sousa

    Sousa, DS

  • Bruna Cristina Campos Pereira

    Pereira, B

  • Alexandre de Oliveira Schmidt

    Schmidt, A.

  • Isabela Machado Cabral

    Cabral, I

  • Ana Karla Caixeta

    Caixeta, A

DOI
10.37885/220809668
Publicado em

30/08/2022

Páginas

71-80

Capítulo

6

Resumo

O período acadêmico vem sendo marcado por descobertas e desafios que podem servir como gatilho para o desenvolvimento de sofrimento psíquico nos alunos, devido à sucessão de possíveis estressores. Na situação pandêmica do COVID-19, os fatores estressores foram amplificados, causando um aumento dos transtornos mentais, como depressão, síndrome de pânico, entre outros, afetando diretamente na qualidade de vida e bem-estar dos estudantes. Apresentamos, portanto, neste trabalho, o relato de experiência do projeto de extensão Meditação na UFJ, que se utilizou da prática meditativa com os alunos como forma de enfrentamento do estresse e sofrimento psíquicos durante a pandemia. Entre os principais benefícios da prática da meditação, foram citados: maior sensação de calma e controle de estresse, autoconhecimento, autocuidado, paciência, melhora do sono, diminuição da ansiedade e autocompaixão. Conclui-se, portanto, que a meditação, como prática complementar em saúde, não substitui os sistemas de atenção à saúde física e psíquicas convencionais da medicina, psicologia e psiquiatria, mas atuam como ferramentas de estabilização do equilíbrio psíquico, atuando, em especial, como formas de prevenir o adoecimento psíquico e promover a saúde integral do indivíduo, em especial, do estudante participante do projeto durante o início da pandemia.

Palavras-chave

Mindfullness, Meditação, Covid-19.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.