AUTOCUIDADO E FUNÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SUBMETIDOS À EQUOTERAPIA: FUNCIONALIDADE E SÍNDROME DE DOWN
Ingrid De Assis Rodrigues
Rodrigues, I. R.
Maíra Ferreira Amaral
Amaral, M. F.
Aline Dessupoio Chaves
Chaves, A. D.
Crislaine Rangel Couto
Couto, C.R.
Suziane Peixoto Dos Santos
Santos, Suziane Peixoto Dos
31/05/2023
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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS
Objetivo: Investigar os efeitos de um programa de equoterapia nas habilidades de autocuidado e função social de crianças com Síndrome de Down (SD) e analisar a assistência do cuidador nestes aspectos. Métodos: A amostra foi composta por quatro crianças (n=4) e utilizou-se o questionário PEDI (Pedriatric Evaluation of Disability Inventory), com os cuidadores (n = quatro) para avaliar as variáveis de autocuidado e função social, tanto das crianças como do cuidador. Resultados: Com relação aos dados de funcionalidade não foram encontradas diferenças significativas entre grupos, porém, acerca dos dados de função social, foram observadas melhoras significativas para o grupo que realizou a equoterapia, e uma menor assistência do cuidador, o que significa uma maior independência da criança para a realização de atividades sociais. Conclusão: Os resultados apontaram que 24 sessões de equoterapia proporcionaram melhoras sociais de crianças com SD. Além disso, foi possível observar uma menor assistência do cuidador.
Síndrome de Down, Equoterapia, Funcionalidade.
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