AUTOCUIDADO E FUNÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SUBMETIDOS À EQUOTERAPIA: FUNCIONALIDADE E SÍNDROME DE DOWN

Code: 230211894
14
0
Título

AUTOCUIDADO E FUNÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SUBMETIDOS À EQUOTERAPIA: FUNCIONALIDADE E SÍNDROME DE DOWN

Autores(as):
  • Ingrid De Assis Rodrigues

    Rodrigues, I. R.

  • Maíra Ferreira Amaral

    Amaral, M. F.

  • Aline Dessupoio Chaves

    Chaves, A. D.

  • Crislaine Rangel Couto

    Couto, C.R.

  • Suziane Peixoto Dos Santos

    Santos, Suziane Peixoto Dos

DOI
10.37885/230211894
Publicado em

31/05/2023

Páginas

206-219

Capítulo

14

Resumo

Objetivo: Investigar os efeitos de um programa de equoterapia nas habilidades de autocuidado e função social de crianças com Síndrome de Down (SD) e analisar a assistência do cuidador nestes aspectos. Métodos: A amostra foi composta por quatro crianças (n=4) e utilizou-se o questionário PEDI (Pedriatric Evaluation of Disability Inventory), com os cuidadores (n = quatro) para avaliar as variáveis de autocuidado e função social, tanto das crianças como do cuidador. Resultados: Com relação aos dados de funcionalidade não foram encontradas diferenças significativas entre grupos, porém, acerca dos dados de função social, foram observadas melhoras significativas para o grupo que realizou a equoterapia, e uma menor assistência do cuidador, o que significa uma maior independência da criança para a realização de atividades sociais. Conclusão: Os resultados apontaram que 24 sessões de equoterapia proporcionaram melhoras sociais de crianças com SD. Além disso, foi possível observar uma menor assistência do cuidador.

Palavras-chave

Síndrome de Down, Equoterapia, Funcionalidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.