AUTO ESTIMA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES ESTRATÉGICOS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FUNDAMENTAL -6º AO 9º ANO- DDZ CENTRO-SUL MANAUS-AM

Code: 221110788
8
0
Título

AUTO ESTIMA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES ESTRATÉGICOS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FUNDAMENTAL -6º AO 9º ANO- DDZ CENTRO-SUL MANAUS-AM

Autor(a):
  • Ana Luiza Gomes De Oliveira

    Oliveira, Ana Luiza Gomes

DOI
10.37885/221110788
Publicado em

29/12/2022

Páginas

56-63

Capítulo

5

Resumo

O presente artigo foi fruto de uma investigação realizada como exigência do estágio obrigatório da Especialização em Neuropsicopedagogia, do Instituto Cosmos/Uniasselvi onde abordou-se o tema Auto estima e Motivação como fatores estratégicos para melhoria no processo de ensino aprendizagem numa Escola Municipal de ensino fundamental -6º ao 9º ano- Divisão Distrital Centro-sul- Manaus, onde buscou-se analisar de que forma os fatores de aprendizagem motivação e autoestima podem impactar na aprendizagem dos alunos do Ensino fundamental II. Buscou-se, desta forma, investigar como os dois fatores impactam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de como a mesma se processa, ou seja, de que maneira os alunos aprendem e também quais os fenômenos que os influenciam. Dentre os teóricos que deram escopo teórico para esta pesquisa, destacamos na temática de Motivação Oliveira (1997), Muniz (2014), Sartório (2009) e no tocante a abordagem sobre Autoestima temos Michelli (2012), Maia (2014), Maturana (2002), Romero (1995) e Relva (2014). O método utilizado para o desenvolvimento desta investigação respaldou-se no método dialético, uma vez que se empreendeu uma interpretação dinâmica da realidade dos atores sociais investigados, não dissociando da análise os aspectos do contexto social e cultural dos envolvidos, bem como análise e reflexão dos fatores de auto estima e motivação como fator de incidência sobre aprendizagem, na tentativa de responder aos elementos indicados pelo corpo docente e equipe diretiva, para que, a partir do aporte teórico obtivéssemos o entendimento e possível superação do problema. Portanto, foi necessária uma escuta ativa das percepções dos professores no momento destinados para esta análise intitulada RADM- Relatório de Alinhamento de Metas e no acompanhamento do trabalho da equipe escolar, no intuito de agregar ao grupo docente, os elementos observados no decorrer da pesquisa, analisando as estratégias de aprendizagem adotadas pelos professores, as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos e os dados rendimento escola.

Palavras-chave

Motivação, Autoestima, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.