AUTISMO E SEUS (DES)ENLACES EM NARRATIVAS DA SÉRIE “ATYPICAL”: REFLEXÕES PSICANALÍTICAS
Tânia de Miranda Santos
Santos, Tânia de Miranda
Dorivaldo Pantoja Borges Junior
Borges Junior, Dorivaldo Pantoja
Samara Lima
Lima, Samara
Julio Fernandes Costa Passos
Passos, Julio Fernandes Costa
Arina Marques Lebrego
Lebrego, Arina Marques
04/11/2020
284-307
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O presente ensaio parte da confluência entre os estudos em Psicanálise e as produções cinematográficas para refletir sobre a constituição do sujeito autista, sua relação com a linguagem, e possibilidades em investir no laço social, sob perspectiva da Psicanálise. Para tanto, utilizou-se da série “Atypical”, produzida pela Netflix (2017), para empreender tais reflexões a partir do que é apresentado na vida do personagem Sam Gardner, um adolescente cujo diagnóstico de autismo está presente desde a infância. As ponderações teóricas aqui realizadas apontam que, embora o contexto de Sam tenha sido impactado com o diagnóstico, o protagonista conseguiu advir enquanto sujeito do desejo em sua própria narrativa.
Psicanálise; Cinema; Autismo; Linguagem.
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