AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Code: 220408523
11
10
Título

AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autor(a):
  • Ariane Luzia dos Santos

    Santos, A. L.

DOI
10.37885/220408523
Publicado em

01/05/2022

Páginas

93-102

Capítulo

7

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é um dos transtornos do neurodesenvolvimento. Este trabalho aborda apresenta a importância de se estudar Educação Matemática na formação inicial dos graduados em Pedagogia que irão lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas perspectivas inclusiva e histórico-cultural. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar um panorama dos programas de ensino de três disciplinas de três diferentes cursos de licenciatura em pedagogia que abarcam conteúdo, metodologia e prática do ensino de Matemática, visando encontrar tópicos relacionados à formação inicial dos licenciados em Pedagogia no que refere-se à Educação Matemática Inclusiva sob a perspectiva histórico-cultural, em particular ao ensino de Matemática aos alunos autistas.. Conclui-se que, de forma geral, as ementas das disciplinas analisadas não contemplam esta temática considerada.

Palavras-chave

Pedagogia, histórico-cultural, Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.