AULAS EXPERIMENTAIS PARA ALUNOS DO CAMPO COM MATERIAIS DO COTIDIANO NA EMEIF. SÃO JOSÉ DE ACAPU MOCAJUBA-PA

Code: 221110744
4
0
Título

AULAS EXPERIMENTAIS PARA ALUNOS DO CAMPO COM MATERIAIS DO COTIDIANO NA EMEIF. SÃO JOSÉ DE ACAPU MOCAJUBA-PA

Autores(as):
  • Rodinaldo Rosa Lopes Filho

    Lopes Filho, Rodinaldo Rosa

  • Manoel Leão Lopes Junior

    Lopes Junior, Manoel Leão

  • Manolo Cleiton Costa Freitas

    Freitas, Manolo Cleiton Costa

  • Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas

    Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque

  • Marivaldo José Costa Corrêa

    Corrêa, Marivaldo José Costa

  • Lourivaldo Da Silva Santos

    Santos, Lourivaldo da Silva

  • Railda Neyva Moreira Araújo

    Araújo, Railda Neyva Moreira

  • Luely Oliveira Silva

    Silva, Luely Oliveira

  • Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro

    Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza

  • Douglas Dos Santos Marcelino

    Marcelino, Douglas dos Santos

DOI
10.37885/221110744
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1238-1256

Capítulo

82

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

A presente pesquisa diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso resultante das vivencias do Estágio Docência l realizado no Ensino Fundamental na EMEIF São José de Acapu, situado na Localidade de Bom Futuro Mocajuba-PA. Diante disso, o objetivo desse trabalho é analisar os processos de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, e contribuir através de atividades práticas para a fortificação dos conceitos científicos, a fim de caracterizar os métodos pedagógicos aplicados pelo professor em sala de aula. As informações iniciais se deram de acordo com a pesquisa qualitativa, com coletas de dados baseados em elementos da pesquisa-ação, praticando experimentos em sala de aula com os estudantes, bem como, observação, aplicação de questionários, levantamentos documentais e de literaturas. Os resultados obtidos revelaram que as aulas de ciências são elaboradas a partir do livro didático, configurando-se como um recurso único usado pelo professor em sala de aula. Entretanto a ação praticada, através de aulas práticas com materiais alternativos contribuiu na práxis da disciplina de ciências, no qual houve um efeito significativo na assimilação e compressão dos conteúdos científicos.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Experiências, Escola do Campo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.