AULA PRÁTICA DE QUÍMICA: APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Edléia Aparecida Ferreira De Sousa
Ferreira de Sousa, Edléia Aparecida
Maria Do Carmo Vieira Filha
Vieira Filha, Maria do Carmo
Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia
Garcia, Vera B. B. R.
01/11/2022
1875-1890
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Fazer ciência no Brasil é caminhar por um caminho espinhoso, com falta de recursos financeiros, de apoio aos pesquisadores. Entretanto, cabe aos educadores pesquisadores incentivarem seus alunos o desejo de participarem ativamente na ciência, na pesquisa e na extensão. Para tanto, entender como pensam os adolescentes, nesse momento de suas vidas, no qual surge a compreensão de que eles podem ser os sujeitos em seu processo de aprendizagem é primordial. Nesse sentido, motivar o interesse pela ciência é urgente, de forma que as atividades de práticas laboratoriais podem ser ferramentas úteis para alcançar esse tentame. Aliar a teoria à prática, ligar diversos campos do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, introduzindo novos conceitos, palavras e entendimentos e comprová-los por si mesmo, refletir sobre os resultados e levantar hipóteses podem ser excelentes motivadores para os adolescentes que iniciam o ensino médio, insuflando neles o respeito pela ciência e pela educação. Esse trabalho reflete o esforço de ensinar e a alegria de alcançar êxito, através de simples práticas laboratoriais sobre as propriedades da matéria.
Experimentos, Ensino médio, Laboratório, Aprendizagem.
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