AULA PRÁTICA DE QUÍMICA: APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Code: 220910075
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Título

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA: APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Autores(as):
  • Edléia Aparecida Ferreira De Sousa

  • Maria Do Carmo Vieira Filha

  • Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910075
    Publicado em

    01/11/2022

    Páginas

    1875-1890

    Capítulo

    130

    Resumo

    Fazer ciência no Brasil é caminhar por um caminho espinhoso, com falta de recursos financeiros, de apoio aos pesquisadores. Entretanto, cabe aos educadores pesquisadores incentivarem seus alunos o desejo de participarem ativamente na ciência, na pesquisa e na extensão. Para tanto, entender como pensam os adolescentes, nesse momento de suas vidas, no qual surge a compreensão de que eles podem ser os sujeitos em seu processo de aprendizagem é primordial. Nesse sentido, motivar o interesse pela ciência é urgente, de forma que as atividades de práticas laboratoriais podem ser ferramentas úteis para alcançar esse tentame. Aliar a teoria à prática, ligar diversos campos do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, introduzindo novos conceitos, palavras e entendimentos e comprová-los por si mesmo, refletir sobre os resultados e levantar hipóteses podem ser excelentes motivadores para os adolescentes que iniciam o ensino médio, insuflando neles o respeito pela ciência e pela educação. Esse trabalho reflete o esforço de ensinar e a alegria de alcançar êxito, através de simples práticas laboratoriais sobre as propriedades da matéria.

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    Palavras-chave

    Experimentos, Ensino médio, Laboratório, Aprendizagem.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH VI

    Licença

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