AUF GUT DEUTSCH: DESAFIOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E TECNOLOGIA.

Code: 220609265
4
0
Título

AUF GUT DEUTSCH: DESAFIOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E TECNOLOGIA.

Autores(as):
  • Vejane Gaelzer

    Gaelzer, Vejane

  • Jaqueline Sebastiana Bender

    Bender, Jaqueline Sebastiana

DOI
10.37885/220609265
Publicado em

29/12/2022

Páginas

198-208

Capítulo

14

Resumo

a prática pedagógica é, mormente, compreendida como ação do professor mais o aluno no espaço da sala de aula e para o ensino de língua estrangeira esse espaço de interação é indispensável para que a fluência da língua estrangeira de fato possa acontecer. Nesta perspectiva, o ensino de língua estrangeira em sala de aula apresenta-se com inúmeros desafios tanto para professores, como para os alunos, em tempos atípicos (como a pandemia ), em pleno isolamento social, sem interação social, momentos presenciais, esse processo parece praticamente impossível. Neste cenário de desafio, este artigo tem por objetivo compartilhar a experiência do processo de ensino-aprendizagem de língua Alemã, usando o recurso tecnológico meet. Tomando por base o conceito de sujeito e de língua de Bakhtin (2004) e os estudos de Orlandi (2002). Este artigo é de natureza qualitativa e foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo da escola de Idiomas Auf gut Detusch. Observou-se, decorrer da pesquisa, que apesar alguns alunos ainda apresentarem certa dificuldade, nessa modalidade educacional, houve significativo crescimento; é fato que a interação direta da prática do professor x aluno é primordial para uma eficaz aprendizagem da língua estrangeira, mas diante da conjuntura do cenário da pandemia, a proposta desenvolvida também atingiu objetivos de ensino e aprendizagem e, ainda mais, trouxe encantamento e novas aprendizagens para as e nas práticas sociais dos sujeitos-alunos (e familiares) envolvidos nesse processo, evidenciando que a língua materna ou estrangeira se materializa nas e a partir das práticas sociais

Palavras-chave

Deutsch, Tecnologia, Encantamentos, Desafios, Práticas pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.