ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE EDUCAÇÃO

Code: 221211213
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Título

ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Edirlei Machado Dos-Santos

    Dos-Santos, Edirlei Machado

  • Kléia Naiara Peixoto

    Peixoto, K. N.

DOI
10.37885/221211213
Publicado em

29/12/2022

Páginas

43-55

Capítulo

4

Resumo

O papel do(a) Psicológo(a) escolar passou por significativas mudanças ao longo do tempo. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar as intervenções desenvolvidas pelo(a) Psicólogo(a) Escolar em relação a aprendizagem de alunos com necessidades especiais de educação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa realizada a partir das bases de dados LILACS, INDEX-PSI periódicos, PePSIC e SciELO e da busca manual, visando a ampliação da amostra final. Os dados formam coletados em julho de 2021, exclusivamente no formato de artigos científicos, publicados no período de 2010 a 2020, tendo como amostra final 17 artigos. Os resumos foram processados pelo software IRaMuTeQ versão 0,7 alpha 2. A Classificação Hierárquica Descendente resultou em cinco classes, possibilitando a construção de dois blocos temáticos: Atuação do(a) Psicólogo(a) Escolar junto aos Professores (Classes 1, 4 e 5) e; Aproximações do(a) Psicólogo(a) Escolar com políticas públicas e práticas inclusivas (Classes 2 e 3). Os dados apontam avanços na atuação do(a) psicólogo(a) escolar a partir do desenvolvimento de ações psicossociais e psicoeducativas com alunos com necessidades especiais, porém, alguns desafios no trabalho do(a)psicólogo(a) escolar relacionados à aprendizagem de alunos com necessidades especiais de educação permanecem, indicando a necessidade de novos estudos, com destaque à pesquisa-intervenção.

Palavras-chave

Educação especial, Inclusão escolar, Psicologia escolar.

Autor(a) Correspondente
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