ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 211207101
Downloads
14
Views
125
Compartilhe
Título

ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a):
  • João Carlos Caldato

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211207101
    Publicado em

    16/02/2022

    Páginas

    1200-1212

    Capítulo

    100

    Resumo

    Este capítulo apresenta uma sequência didática desenvolvida em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, localizada na cidade de São Carlos-SP, no contexto de uma disciplina de estágio supervisionado. O principal objetivo dessa sequência didática era solidificar os conhecimentos geométricos dos alunos, especialmente, em relação ao comprimento da circunferência e à área do círculo, de modo que os discentes pudessem assimilá-los de forma construtiva e exploratória, e não por meio da memorização de fórmulas prontas. Para isso, adotou-se a metodologia exploração-investigação matemática visando à aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Nesse sentido, os alunos, em grupos, foram convidados a solucionar quatro atividades exploratório-investigativas. Ao analisar o envolvimento dos estudantes com as atividades, observou-se que elas possibilitaram algumas reflexões sobre a sequência didática proposta. Dentre elas, notou-se que alguns discentes conseguiram obter conclusões e, consequentemente, construir seu próprio conhecimento de forma mais autônoma. Entretanto, em grande maioria, os alunos estão habituados a serem coadjuvantes no processo de ensino-aprendizagem e isso acarreta algumas resistências quando a metodologia de ensino adotada não é centrada no professor.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Geometria, Atividades exploratório-investigativas, Trabalho em grupo, Circunferência, Círculo.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH I

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar